Da Redação
PARINTINS (AM) – As mais de 6 mil alunas da rede estadual e municipal de ensino de Parintins começam a receber absorventes nesta sexta-feira, 14/3. Ao todo serão distribuídos 54 mil pacotes para garotas de 12 a 18 anos. As entregas ocorrem no Ginásio da Escola Municipal Luz do Saber, para alunas em situação de pobreza e extrema pobreza.
A ação faz parte do programa Dignidade Menstrual, lançado em 2021 pelo Governo do Amazonas, e que envolve as secretarias de Assistência Social (Seas) e de Educação e Desporto (Seduc).
O combate à Pobreza menstrual tem sido visto como prioridade pelo poder público. O governo do Estado tem trabalhado na criação de programas com objetivo de minimizar esse problema social que afeta, principalmente, as meninas que menstruam oriundas de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Crédito Rosa
A equipe da Seas também está em Parintins para implantar um ponto fixo do programa Crédito Rosa no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Realizado em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), o programa de financiamento de crédito auxilia mulheres empreendedoras.
Do dia 3 de abril até hoje, o Crédito Rosa realizou mais de 400 atendimentos e 123 propostas. Ao todo, 60 mulheres serão contempladas com os financiamentos que variam de R$ 500 a R$ 21 mil.
*Com informações da assessoria