Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Jajá do Wake” escreveu seu nome nos anais do esporte ao conquistar o título mundial de Wakeboard na categoria júnior, neste sábado, 2/9, durante campeonato da modalidade realizado em Ferreira de Zêzere, Portugal. A competição foi um show de habilidade e determinação, onde o atleta, após uma série de manobras, emergiu como o grande campeão, conquistando o lugar mais alto do pódio.
Jair Paulino, mais conhecido como “Jajá do Wake” acumulou um total de 86 pontos, solidificando sua posição como um dos melhores atletas júnior do mundo na modalidade. Em uma mensagem emocionada, Jajá agradeceu a todos que contribuíram para seu sucesso e compartilhou sua alegria por se tornar o campeão mundial da categoria júnior de Wakeboard.
“Campeão mundial Junior, men. Muito obrigado, Time Brasil [Comitê Olímpico do Brasil]!! E obrigado a todos patrocinadores e apoiadores. Sem vocês essa conquista não seria possível!”, escreveu em sua conta no Instagram.
Leia também: ‘É muito gratificante’, diz Jajá do Wake após ser 1º amazonense campeão de etapa do Brasileiro
Com mais de 170 competidores de várias partes do mundo, Jajá do Wake enfrentou adversários da Holanda, Austrália e Estados Unidos, conquistando o título na categoria júnior.
No início de agosto, Jajá conquistou o título brasileiro de wakeboard, marcando um feito inédito para um atleta amazonense. A vitória ocorreu em Manaus, às margens do rio Tarumã, na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Wakeboard.
Sua performance o destacou como um dos melhores atletas da modalidade no Brasil. Em 2022, o atleta também obteve o título de vice-campeão do Mundial de Wakeboard, realizado na Itália.
Um Futuro Promissor
A trajetória de Jair Paulino, o Jajá do Wake, é um testemunho de sua dedicação, paixão e talento no mundo do Wakeboard. Sua conquista histórica como o primeiro amazonense a vencer uma etapa do Campeonato Brasileiro e, posteriormente, a alcançar o título mundial é um marco notável em sua carreira esportiva.
Com apenas 18 anos, o atleta trilha um futuro brilhante pela frente e sua jornada inspiradora continua a inspirar jovens atletas a perseguirem seus sonhos no esporte. Sua conquista não apenas eleva seu nome, mas também coloca o Brasil no mapa internacional do Wakeboard.
O jovem indígena da etnia Karapãna, nasceu às margens do Rio Negro e começou sua jornada na modalidade aos cinco anos. Com uma prancha emprestada e muita determinação, ele improvisou sua primeira experiência no esporte, utilizando um tênis, uma parafusadeira e o motor de pesca de seu pai. Essa paixão logo se transformou em um sonho de se tornar um atleta profissional.
Aos oito anos, Jajá já aspirava a uma carreira na modalidade e, anos depois, mudou-se para São Paulo para aprimorar suas habilidades. O apoio do Governo do Amazonas e o incentivo de sua família foram fundamentais para seu sucesso, e ele rapidamente se destacou na cena do Wakeboard brasileiro.
À medida que Jajá do Wake conquista gradativamente um lugar no mundo como um atleta talentoso do Amazonas, ele também leva consigo a esperança de inspirar outros jovens a seguirem seus sonhos, independentemente das adversidades.