Redação Rios
BORBA (AM) – Afastado da Prefeitura de Borba e preso por suspeita de desvio de mais de R$ 29 milhões por meio de organização criminosa, Simão Peixoto será reconduzido ao cargo de prefeito em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores do município. A medida se dá em cumprimento a ordem judicial emitida pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso, da 2ª Sessão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Na última quarta-feira, 6/9, por 4 votos a 3, o Pleno do TRF1 determinou o retorno imediato de Simão Peixoto ao comando do Executivo Municipal Borbense. Ele estava afastado das funções desde o dia 23 de maio, após realização da “Operação Garrote” pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (AM).
Ainda no último dia 6, o presidente da Câmara Municipal de Borba, vereador Miguel Silva, comunicou ao prefeito interino José Pedro Freitas Graça sobre a determinação judicial. José Graças reassume a função de vice-prefeito do Município.
O prefeito Simão Peixoto participará da sessão na Câmara Municipal de Borba na noite desta sexta-feira.
Convite
Leia também: Alvo de prisão preventiva, prefeito de Borba teria desviado mais de R$ 29 milhões dos cofres públicos
Em vídeo gravado nas redes socais, Simão Peixoto agradeceu o apoio recebido pela população de Borba e avisou que desembarca na cidade às 16h desta sexta-feira. “Olá, meus amigos, eu vim aqui agradecer a Deus pela oportunidade de mais uma vez de estar gerenciando o município. Agradecer a vocês que oraram por mim e pela minha família. Como já foi publicado, através da Justiça Federal, a minha reintegração ao cargo de prefeito do município de Borba, quero falar à população que chegarei amanhã (hoje) às 16h no porto principal”, disse o prefeito.
A população de Borba reelegeu, em 2020, Simão Peixoto com 5.499 votos.
Preso novamente
Em março deste ano, Simão Peixoto foi preso pela primeira vez em outra operação do Gaeco. Na época, o Ministério Público informou que a investigação era sigilosa e não deu maiores detalhes sobre o caso.
Além disso, Simão já tinha se envolvido em polêmica com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), quando desferiu um soco contra o parlamentar que cumpria agenda no município de Borba durante as eleições de 2022.
Simão Peixoto ficou conhecido após realizar desafios de lutas contra desafetos políticos em eventos com torcida em vídeos que rodaram o mundo.
*Com informações da assessoria