Rede Rios
PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM) – O primeiro do Amazonas a aderir ao programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Serviço de Apoio a Pequena e Média Empresa do Amazonas (Sebrae-AM), Presidente Figueiredo quer alavancar o empreendedorismo local, trabalhando em áreas como a educação, meio ambiente, agricultura, turismo e comércio.
A assinatura do termo de adesão ocorreu nessa última sexta-feira, 14/4, no auditório da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo (distante cerca de 107 km de Manaus). Com esta adesão, a Terra das Cachoeiras terá um diagnóstico de suas potencialidades no ambiente dos negócios a partir de ações de estímulos da Sebrae.
Durante o evento de assinatura do termo, foi destacado que o grande propósito do programa é acelerar o desenvolvimento econômico.
Por meio do programa Cidade Empreendedora, os municípios são contemplados com ações de gestão, fortalecimento de lideranças locais, desburocratização, empreendedorismo nas escolas, incentivo à criação de salas do empreendedor, marketing territorial, inclusão produtiva e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.
Em todo o Brasil, 1.794 prefeituras aderiram ao programa até novembro de 2022, o que corresponde a 32% dos municípios brasileiros. Essas localidades respondem por mais da metade das pequenas empresas no Brasil e correspondem a 55,3% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Atualmente, a região Sudeste se destaca com mais participantes, já são 819 cidades beneficiadas.
Presidente Figueiredo tem o segundo maior Produto Interno Bruno (PIB) per capta do Amazonas, segundo levantamento do IBGE de 2019. São R$ 26.395 no cálculo para cada um dos quase 40 mil habitantes de Presidente Figueiredo, o que representa um crescimento de 13,25% em relação a 2018 e o segundo lugar no ranking do Estado.
O município de Presidente Figueiredo é pioneiro no Amazonas a aderir ao programa, para a prefeita Patricia Lopes, “é um desafio, porém, contar com o apoio do Sebrae desde o primeiro instante, dá bastante segurança, e essa parceria sempre rendeu bons frutos”.
O Secretário Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio, Edvan Carias, também destaca que a adesão ao programa é resultado de uma parceria já existente entre o município e o Sebrae, fortalecendo a interiorização e um instrumento permanente de incentivo aos empreendedores locais, focando nas especificidades dos empreendimentos e da população de Presidente Figueiredo.
O Sebrae iniciou na segunda semana de abril as primeiras ações do Cidade Empreendedora, em Presidente Figueiredo. O objetivo, segundo a diretora superintendente Ananda Carvalho, é acelerar o desenvolvimento econômico.
“É um conjunto de atividades que, no caso de Presidente Figueiredo, vai acontecer nos próximos oito meses, levando soluções para o ambiente de negócios local, para as empresas, potenciais empreendedores e para dentro da gestão municipal”, revelou.
“O Sebrae já tem uma importante e relevante parceria com o município”, ressaltou a diretora técnica Lamisse Cavalcanti. “O Cidade Empreendedora vem trazendo um adensamento de soluções específicas para o desenvolvimento do município a partir dos pequenos negócios”.