Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Minha missão hoje é sugerir, mas principalmente fiscalizar, porque esse é o papel de um parlamentar: legislar”. A afirmação é do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS nesta terça-feira, 12/9, e abordou diversos aspectos de sua carreira política e suas prioridades como parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a sociedade e a busca por melhorias em áreas como saúde, segurança pública, direitos da pessoa com deficiência, falta de emprego e o fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus, o deputado compartilhou sua visão e objetivos.
“A política, para mim, é uma vocação, é dedicação. Só faz política, no meu entendimento, quem gosta. Política é servir. Você tem que estar servindo as pessoas, colocando-se à disposição, ouvindo. E eu estou nessa caminhada de vida pública há 14 anos”, declarou que acredita ser importante uma oposição construtiva, cujo objetivo é chamar a atenção dos gestores para os erros e impactos que afetam a vida das pessoas.
Sobre suas principais pautas na Aleam, Wilker Barreto ressaltou a importância de criar oportunidades para a juventude, avançar no setor de turismo e melhorar a matriz do modelo Zona Franca, envolvendo o interior na produção de alimentos.
“Meu mandato é pautado com a demanda da sociedade. Mas entendo que a bioeconomia precisa melhorar. O interior do Estado precisa fornecer a farinha, a banana para o mercado consumidor. Então, essa é a nossa luta diária lá na Aleam, nesse segundo mandato”, pontuou.
Como membro da Comissão de Saúde e Previdência, o parlamentar explicou que o objetivo principal é acompanhar a saúde no Amazonas. Ele destacou recentes fiscalizações, como a realizada no Hospital 28 de Agosto, na segunda-feira, 11/9, que demonstram a importância de sair dos gabinetes e entender as necessidades dos hospitais e da população. “Eu estou há seis meses tentando convencer meus pares, membros da comissão, que nós precisamos sair do ar-condicionado e ir para dentro dos hospitais”, alfinetou.
Na Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus, o deputado destacou sua missão de mostrar aos demais Estados que o modelo Zona Franca beneficia não apenas os amazonenses, mas também todo o país. Ele enfatizou a responsabilidade socioambiental do modelo, que contribui para a preservação da floresta e, consequentemente, para a manutenção das chuvas que abastecem o agronegócio em outras regiões do Brasil.
Wilker Barreto, com seu background acadêmico em sustentabilidade e meio ambiente, ressaltou a importância dos “rios voadores” e como eles estão intrinsecamente ligados à preservação da floresta amazônica. Ele explicou que a preservação da Zona Franca de Manaus desempenha um papel determinante na manutenção desses rios, que contribuem para a distribuição de chuvas em outras partes do país.
Ainda, o deputado destacou que suas leis são demandadas pelo povo e que o papel do legislativo é fiscalizar o dinheiro público. Ele enfatizou a importância de prestar contas à sociedade e garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficaz em benefício da população.
Sobre Wilker Barreto
Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e atualmente cursa o doutorado em administração na Unifor.
Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS. Em 2012, foi reeleito vereador. Candidatou-se a deputado federal em 2014. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e foi eleito para o biênio 2015-2016.
Em 2016, foi reeleito para o 3º mandato de vereador. Tomou posse em 2017, quando também foi eleito presidente do parlamento municipal para o biênio 2017-2018.
Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual. Em março, passou a presidir o Podemos no Amazonas. Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual pelo Cidadania.