Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Começou nesta quarta-feira, 19/4, a primeira audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Águas de Manaus. A reunião está sendo realizada no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e presidida pelo vereador Diego Afonso.
Na abertura da audiência, Afonso disse que a iniciativa é fruto da deliberação dos membros da CPI, realizada na última sexta-feira, 14/4, e apresentou explicações da metodologia a ser adotada nessa primeira reunião.
“Estamos aqui com todos os vereadores para ouvir a população. Desta forma, daremos prioridade para ouvir os representantes do Fórum das Águas e, se estiverem presentes e desejarem se pronunciar, abriremos espaço aos representantes da empresa e concessionária, bem como os da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e Prefeitura de Manaus”, explicou.
Em seguida o vereador, presidente da comissão, listou o que será debatido nesta primeira audiência que são: o reajuste da tarifa de esgoto, o reasfaltamento em áreas onde foram realizados serviços pela concessionária, a destruição sem a reconstrução de calçadas pela empresa, a interrupção súbita no serviço de fornecimento de água em residências e a disparidade entre o consumo de água e a cobrança do serviço.
Leia também: Comissão da CPI da Águas de Manaus se reúne na tarde desta quarta-feira, 19
Além disso, também será discutido o relatório de cumprimento de metas por parte da concessionária, a atuação da Ageman na fiscalização dos serviços prestados pela empresa, a qualidade de água fornecida ao consumidor final e os continuados rompimentos de adutoras na capital, causando prejuízos aos consumidores.
A mesa foi composta pelos membros da comissão, a saber: vereador Rodrigo Guedes (Podemos), relator e autor; vereador William Alemão (Cidadania), vice-presidente; vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), autor; e os membros, vereadores Rosivaldo Cordovil (PSDB) e Everton Assis (União Brasil).
Também participam da mesa o coordenador do Fórum das Águas, o padre Sandoval Rocha, que é presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Flamanal e Gilberto Ribeiro da Silva, vice-presidente do Comitê de Bacias do Tarumã-Açú.
Foram convidadas a participar da composição da mesa os representantes da Ageman e da concessionária Águas de Manaus.