Redação Rios
MANAUS (AM) – De janeiro até meados de abril de 2023, um total de 1.216 motoristas foram multados por uso indevido de vagas especiais de estacionamento para idosos ou Pessoas com Deficiências (PcDs), em estabelecimentos públicos e privados, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
O uso desses espaços é garantido a partir de credencial emitida pelo órgão, que deve estar sobre o painel do veículo. Na falta do documento, é considerado infração gravíssima, que prevê multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo.
Após denúncias, os agentes vistoriaram shoppings, supermercados e outros estabelecimentos da cidade para garantir acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida e impedir o uso indevido por parte de motoristas sem autorização.
Leia também: Força-tarefa da Prefeitura de Manaus realiza ações preventivas para evitar alagamentos na zona Leste da capital
“É importante que os motoristas se conscientizem da importância dessas vagas e respeitem a legislação, utilizando, somente quando possuírem a credencial de identificação”, disse o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari.
Credencial
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência visual ou com síndromes têm direito à credencial para vagas especiais, com validade em todo o território nacional. Para obtê-la, é necessário que o interessado ou representante legal procure o IMMU no bairro Cachoeirinha, zona Sul, ou no shopping Phellipe Daou, na zona Norte, munidos de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.
No caso de PcDs, além do documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, é preciso apresentar laudo médico detalhado. Tem direito à credencial pessoas com patologia que dificulte a locomoção.
*Com informações da assessoria