Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Diante de um mundo conectado pelas redes sociais, o marketing tem ganhado cada vez mais relevância em diversas áreas, e no esporte não seria diferente. O diretor de marketing do Fortaleza Esporte Club, Marcel Pinheiro, contou na palestra “Marketing Esportivo: o que sua marca pode aprender com o Fortaleza Esporte Clube” que uma “boa gestão alinhada com profissionalização podem fazer a diferença para uma marca”.
O evento gratuito ocorreu na terça-feira, 26/9, no auditório da Faculdade Santa Teresa, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. A partir de sua experiência no Fortaleza, Marcel Pinheiro revelou como um time de série C ganhou os holofotes e amplitude midiática em poucos anos até chegar no cenário atual onde o time joga sua segunda Sul-Americana.
A trajetória de ascensão do Fortaleza veio em 2017 a partir de estratégias de Marketing e Gestão, as quais, de acordo com Marcel, podem ser utilizadas em qualquer área para além do esporte.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Marcel afirmou que a palestra deve dar muita esperança para quem trabalha com o marketing. Isso porque, o evento mostra que há um novo campo em crescimento na área: o marketing esportivo, que exige profissionais técnicos e capacitados.
“O esporte carece de profissionais bem formados. Normalmente, ele é composto por profissionais que têm uma boa vontade e intenção, mas que eram apenas apaixonados pelo esporte. Então, neste momento, de profissionalização, que os clubes profissionais com gestão profissional, com indicadores, com planejamento estão se destacando. Esses clubes naturalmente crescem e precisam de profissionais bem qualificados”, destacou Marcel.
Para os profissionais da comunicação no esporte, uma das dicas apontadas por Marcel durante a palestra foi a priorização do estudo do marketing geral ao invés de focar apenas no âmbito esportivo.
“Muita gente quer enveredar para área do marketing esportivo, mas o grande segredo do marketing esportivo e do Fortaleza é utilizar das boas práticas de gestão de outras áreas, de segmentos e empresas para o futebol, ou para outros esportes. Então, a dica que eu dou é: estudar markentig geral, trabalhar onde der. Depois de trabalhar em uma empresa profissional, aí sim, levar estes conhecimentos para o esporte, porque estamos precisando muito”, destacou.
Um outro segredo do Fortaleza revelado por Marcel foi sobre a importância da gestão profissional para o crescimento da marca.
“É muito de saber que é possível no ambiente que você está, no Estado que você está, na cidade que você está, você fazer uma coisa transformadora e disruptiva, sem precisar ir para São Paulo como o pessoal tem pensado muito. Onde você está, com os recursos que você tem é possível fazer a diferença, seja no marketing digital ou no marketing esportivo”.
Conforme o diretor do Núcleo de Faculdades Fametro, Wellington Jr. Lins, a palestra “Marketing Esportivo: o que sua marca pode aprender com o Fortaleza Esporte Clube” é mais uma iniciativa da Faculdade Santa Teresa de promover o encontro de profissionais de diversas áreas.
“A gente sabe que hoje há uma transformação no mundo digital e que o marketing se tornou ferramenta essencial para qualquer profissional, seja profissional liberal ou empresa. Como a gente pode agregar isso no nosso dia a dia? Então, palestras como essa são importantes para agregar conhecimento em qualquer profissão”, salientou Wellignton Lins.