Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Jair Paulino de Souza, mais conhecido como Jajá do Wake, demonstrou mais uma vez sua excelência no esporte ao conquistar o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Wakeboard, em Brasília, realizado nos dias 29 e 30 de setembro no Lago Paranoá. Competindo na categoria PRO, Jajá superou quatro competidores e obteve uma pontuação de 90.11, deixando Henrique Daibert em segundo lugar com 85.22 pontos.
Com a conquista, o esportista, que treina há 12 anos, soma em sua carreira 25 títulos. Atualmente, ele mora em São Paulo e realiza seus treinamentos na Marreco Wake School (MWS), uma das principais referências da modalidade no Brasil.
No início de setembro, Jajá voltou para o Brasil com o título mundial de Wakeboard na categoria júnior, durante campeonato da modalidade realizado em Ferreira de Zêzere, Portugal.
A trajetória de sucesso de Jajá é marcada pelo apoio incondicional de seus pais, que muitas vezes abriram mão de melhorias nas condições de vida da família para incentivar o sonho de seu filho.
Ele é o único indígena a competir em wakeboard em nível nacional, e sua paixão pelo esporte começou aos oito anos, nas águas do rio Tarumã-açu, com uma prancha de madeira improvisada, à qual ele prendeu com parafusos um par de tênis.
Desde 2015, Jajá viaja anualmente cerca de três mil quilômetros, saindo de sua aldeia em Yupirunga, próxima a Manaus, até Bragança Paulista, para treinar na clínica de Marcelo Giardi, também conhecido como Marreco.
Sobre o Campeonato
O Campeonato Brasileiro de Wakeboard é uma competição de alto nível que visa elevar o esporte no Brasil. Nesta 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wakeboard, os atletas enfrentaram condições desafiadoras no Lago Paranoá, com uma raia lisa e visão completa da área de competição.
O evento é organizada pela Confederação Brasileira de Esqui Aquático e Wakeboard (CBEAW), que representa os atletas e trabalha pelo desenvolvimento do esporte no país.
A conquista de Jajá no Campeonato Brasileiro de Wakeboard em Brasília 2023 é um marco em sua carreira e inspira outros jovens a perseguirem seus sonhos no esporte. Sua dedicação, compromisso e talento o tornam uma referência no wakeboard no Brasil e no mundo.