Fábio Leite – Rios de Notícias
ITACOATIARA (AM) – A Vila do Engenho, em Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, está isolada após desabamento da única via que dá acesso a rodovia AM-010. O incidente ocorreu após as fortes chuvas que assolaram a cidade no sábado, 22/4.
“Logo, logo estaremos buscando a solução e a alternativa para resolvermos esse isolamento das pessoas que precisam transitar e escoar produção ali da vila”
Mário Abrahim, prefeito de Itacoatiara
Deputado estadual por Itacoatiara, Thiago Abrahim também se pronunciou sobre a situação da Vila de Engenho. “Já falamos com o prefeito da cidade e com o governador para mantê-los cientes e informados sobre essa situação para que possamos de imediato arrumar uma solução para esse problema”.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) a manutenção da estrada do Engenho é de competência da Prefeitura de Itacoatiara.
No entanto, o processo licitatório para reconstrução das estradas de Engenho e Novo Remanso foi finalizado e as obras iniciarão neste semestre. A empresa vencedora da licitação já foi acionada e estará atuando no trecho em que ocorreu a erosão.
Produção
A Vila de Engenho é um dos principais locais de produção de abacaxi no Estado. A fruta produzida na vila foi destaque nacional em 2020 ao receber o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
O registro engloba o cultivo do fruto nas localidades de Novo Remanso e Vila do Engenho, em Itacoatiara; Santa Luzia da Manápolis, zona rural de Rio Preto da Eva; e São Francisco do Caramuri, zona rural de Manaus.