Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O calor e as chuvas abaixo da média devem persistir na primeira quinzena do mês de novembro. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas devem continuar impactando a região no mês considerado de transição do verão amazônico para o inverno.
O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Gustavo Ribeiro, disse ao PORTAL RIOS DE NOTÍCIAS que a previsão de pancadas de chuva com intensidade é moderada, acompanhadas de vento típico da transição entre as estações seca e chuvosa, uma vez que a região sofre com pouca formação de nuvens que produzem chuva e ventos, devido a crise climática.
A estação chuvosa que deve iniciar em dezembro, neste ano, pode ser afetada pela continuidade do fenomêno El Niño [águas aquecidas no Oceano Pacífico] que reduz o desenvolvimento vertical das nuvens e como consequência, há diminuição dos volumes de precipitação, com chuvas abaixo da climatologia da região, causando a crise climática.
Leia também: Apoio federal não surte efeito e Manaus continua encoberta por fumaça
“A previsão do mês de novembro é de chuvas abaixo da normalidade em grande parte da Amazônia, assim como temperaturas mais elevadas, o que favorece, por exemplo, a ocorrência de queimadas. Como podemos observar, nos últimos dias aqui na capital amazonense, a presença de fumaça”.
Queimadas e Fumaça
Em relação às queimadas e a fumaça, a capital amazonense e região metropolitana continuam sofrendo com o fumaceiro causado por focos de incêndios florestais. O Estado já registrou neste ano mais de 18.600 focos de calor, conforme o Boletim de Estiagem, divulgado pelo governo do Amazonas. Sendo 3.858 focos no mês de outubro.