Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Hoje, no Brasil, a cultura emprega mais que a indústria automobilística. São mais de 7 milhões de trabalhadores. É isso que estamos mostrando para o país. A cultura gera emprego, cidadania, educação. A cultura gera felicidade!”. A afirmação é da secretária dos comitês de cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins.
De passagem por Manaus, Roberta concedeu entrevista ao portal RIOS DE NOTÍCIAS. Ela e mais três membros do MinC participam do 1° Seminário Municipal de Cultura, que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, no Palacete Provincial e que tem como tema “O Futuro das Políticas Culturais numa Cidade de Matriz Plural”.
Leia também: ‘O Futuro das Políticas Culturais’ será discutido durante seminário em Manaus
“A gente não tinha uma logomarca no ministério porque o governo anterior tinha a compreensão de que a cultura não era importante para o país. Acho que ele não sabia é que cultura é o que faz o Brasil ser Brasil, com seus sotaques e suas expressões diversas”
Roberta Martins, secretária do MinC
Para o Norte, especialmente na capital Manaus, a secretária explica que o potencial da região tem uma relação intensa e forte com o patrimônio. Além disso, a missão do MinC é enxergar o Brasil na sua grandiosidade, com suas diferentes necessidades e o que é importante incentivar em cada local.
“Vocês aqui têm uma sobrevivência e uma história de patrimônio imaterial, da cultura popular que é imensa, casarios (aglomeração de casas) e prédios que precisam ser resgatados e ressignificados como um forte estímulo ao turismo juntamente com o turismo natural”, pontuou.
Papel do município
“Os municípios conseguem estabelecer relações em comunidades mais populares, como em favelas e periferias onde realmente fazem muita diferença” contou Martins.
De acordo com Roberta, a secretaria do MinC incentiva os governos estaduais, através de seus secretários, a fortalecerem a política cultural dos municípios, desenvolvendo projetos, ações e programas interseccionais, fundamentais para a população.
Promoção cultural
Ouvir, respeitar e estabelecer regramentos são os princípios fundamentais para a promoção da diversidade cultural no Brasil, segundo Roberta.
“Temos aí alguns processos de incentivos através de editais, pontos de cultura, incentivo à memória com o Instituto Brasileiro de Museus, ações com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A gente acredita que essas ações ajudarão na afirmação da diversidade cultural brasileira”, esclareceu.
No 1° Seminário Municipal de Cultura, os membros do MinC, formado por Roberta Cristina Martins, Micaela da Costa Zeferino, Lindivaldo Oliveira Leite Junior e Xaui Peixoto Torres Azevedo tem o intuito de proporcionar o compartilhamento de conhecimento e saberes.
“A Concultura nos convidou para dividir um pouco do que sabem e o que estão construindo por aqui. E também para que a gente traga um pouco do que a gente sabe e está construindo lá por Brasília. A inter-relação de políticas entre estados, municípios e Governo Federal é a riqueza e a chave para gente fazer a cultura dar um salto nesse período que vai vir por aí”, concluiu.