Redação Rios
MANAUS (AM) – Após um homem tentar dar entrada no registro profissional de enfermagem com o certificado de ensino superior falso, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) acionou, nesta quarta-feira, 26/4, a Polícia Federal.
O departamento responsável por realizar as inscrições para cadastro e registros profissionais do local desconfiou da autenticidade do diploma apresentado. Após averiguar a efetividade do certificado apresentado, foi descoberto que o documento era falso. Em seguida, a equipe do departamento acionou a Polícia Federal.
O homem que ainda não teve sua identidade divulgada, foi preso em flagrante e conduzido pelos policias para prestar esclarecimentos.
“O conselho adota mecanismos de segurança, no sentido de verificação dos documentos que são submetidos por essas pessoas que procuram obter o registro de enfermagem e quando a gente consegue descobrir a inautenticidade desses documentos, a gente aciona no primeiro momento a própria Polícia Federal para reportar a ocorrência de um crime”
Davi Martins, procurador do Coren-AM
O crime cometido pelo falso enfermeiro está inserido no Art. 304 do Código Penal por apresentação de documentação falsa. O crime prevê uma pena de dois a seis anos de reclusão, podendo aumentar caso seja constatado outros crimes.
*Com informações da assessoria