Vívian Oliveira e Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com reflexões sobre os desafios da juventude, um dos maiores pensadores do país, Leandro Karnal, realizou a palestra “Aprendiz para toda vida”, na noite de quarta-feira, 14/11, no centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Oeste de Manaus.
O evento, organizado pelas faculdades Santa Teresa e Fametro, teve início às 19h30 e contou com a presença de estudantes das duas instituições, além de convidados.
Durante a palestra, Karnal abordou questões profundas da sociedade, destacando os desafios enfrentados pelos jovens universitários. De forma leve e carismática, ele alertou universitários de todas as idades sobre escolhas e os caminhos que se apresentam ao longo da vida acadêmica.
“Depois de 40 anos, posso dizer para vocês o que limita o seu futuro. Em primeiro lugar, são os vícios. Quando se tem um, você diminui a sua capacidade. O outro é o equívoco. Você não pode supor que isso aqui é o pódio. Não existe ‘pódio’, apenas escada”, disse.
A importância da qualificação e do aperfeiçoamento contínuo também foi sublinhada pelo pensador, assim como a necessidade de estabelecer um projeto de vida e estudo. Karnal instigou os presentes a encararem o trabalho como um desafio. “Você precisa trabalhar! Então, que seja feito da maneira mais importante e eficaz”.
A palestra proporcionou uma abordagem acessível às complexidades da vida, estimulando a reflexão sobre as escolhas do presente para um futuro promissor.
Projeto Transformador
Para a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, a presença de Leandro Karnal em Manaus foi de grande importância para o crescimento dos alunos, não só no âmbito acadêmico, mas também como seres humanos, capazes de serem agentes de transformação para si e para o mundo.
“Eu tenho certeza que as pessoas que conhecerem Leandro Karnal vão sair daqui plenamente satisfeitas com o que vão ouvir. Ele dispensa comentários. Conhecemos o professor, uma pessoa que tem um conhecimento profundo, historiador, escritor. Tenho certeza que os nossos alunos serão agraciados com uma palestra que vai fazer com que a vida deles tenha realmente uma mudança”, contou.
Maria do Carmo ressaltou que Karnal, com seu vasto conhecimento vai impactar a trajetória dos estudantes.
“Ele já veio várias vezes, mas eu acho que nunca para palestrar para uma sala de aula gigante. Eu acho que todo professor gosta disso. Ele vai entender que está aqui hoje diante de um grupo de alunos e vai se sentir muito à vontade. Eu tenho certeza. O título da palestra, ‘Aprendiz para toda vida’, já enfatiza isso. O ser humano nunca está pronto. A vida é uma jornada de aprendizado. Então é disso que vamos falar”, afirmou a reitora.
A reitora da Fametro compartilha sua abordagem pessoal ao selecionar palestrantes, destacando que sua escolha reflete o que considera valioso.
“Na verdade, eu gosto de trazer para meus alunos aquilo que eu acho que vale a pena. Qualquer autor que eu leio, gosto, assisto e vejo me instiga a uma análise pessoal. Então, quando eu trago autores como Karnal, por exemplo, eu estou fazendo para os meus alunos aquilo que faria por mim”, reiterou Maria do Carmo.
Caminho da Liberdade
Leandro Karnal provocou uma noite de reflexão no centro de Convenções Vasco Vasques. Ao abordar os desafios da juventude, o historiador e filósofo enfatizou os fatores que limitam o futuro.
Ao longo de sua fala, Karnal abordou temas profundos de maneira leve, conectando-se com o público presente. Ele compartilhou reflexões sobre suas experiências, começando por uma análise do que diria ao seu “eu” de 1984, recém-formado na primeira graduação (História).
“Precisava explicar para os meus pais porque eu tinha decidido isso. Meu pai se preparava para me sustentar a vida inteira, porque disse que minha formação não ia dar dinheiro. ‘Faz direito, segue a carreira do pai’. E é muito interessante que nós não sabemos o que vem pela frente, ninguém sabe”, compartilhou com os presentes.
O palestrante discutiu as incertezas que permeiam o futuro, destacando que ninguém pode prever com precisão o que está por vir. Utilizando exemplos contemporâneos, Karnal ressaltou a imprevisibilidade dos rumos e eventos inesperados, como os desafios enfrentados por Manaus na pandemia de Covid-19 e, agora, durante a seca na Amazônia.
Ao direcionar seus conselhos aos jovens, Karnal abordou a questão do emprego pós-formatura. Ele expressou suas próprias dúvidas sobre entrar no mercado de trabalho, considerando as exigências por anos de experiência. O pensador refletiu sobre a busca por estabilidade, lembrando-se das sugestões da avó sobre concursos públicos.
“Estava ansioso por um emprego. Não tinha ideia se conseguiria entrar nesse mercado, porque em todos os lugares exigiam que eu tivesse vários anos de experiência. Todos os lugares precisavam de professores já experientes e eu pensei: ‘Como começou o primeiro professor?’. E, naturalmente, eu tinha um projeto, mas eu não sabia o que ia acontecer. A minha geração queria estabilidade. Minha avó dizia: ‘faz concurso na Petrobras, faz no Banco do Brasil. Você entra lá e morre’. Era um projeto funerário”, brincou.
A palestra atingiu um ponto esclarecedor ao abordar os limitadores do futuro. Karnal enfatizou os vícios como um dos principais obstáculos, destacando o impacto negativo que vícios como cigarro, álcool e drogas têm na capacidade de fazer escolhas conscientes.
O equívoco foi outro ponto discutido pelo palestrante, alertando os jovens sobre a ilusão de considerar a formatura como um pódio. Karnal ressaltou que a vida profissional é uma constante ascensão, uma escada que exige esforço contínuo.
O filósofo encorajou os presentes a encararem-se como “bonsais”, em constante aperfeiçoamento. Ele compartilhou sua própria jornada de crescimento profissional, destacando a importância do estudo e da prática. Karnal salientou que a transformação é um processo contínuo, independentemente da idade.
Fechando a palestra, Karnal orientou os jovens a encararem o futuro como um projeto de estudo e trabalho. Ele destacou a importância do esforço e eficácia no trabalho, aconselhando os presentes a enfrentarem os desafios com determinação.
Energia Contagiante
O comunicador e apresentador do evento, Mateus Arruda, destacou a importância da noite memorável celebrada pela Fametro. Enfatizando Karnal como um “canivete suíço do conhecimento”, Arruda ressaltou a energia contagiante do pensador.
Para Arruda, a comunicação é apaixonante quando se tem o privilégio de dialogar com um público receptivo, que abraça o conhecimento com entusiasmo.
“Uma noite memorável que marca e celebra a educação no Estado do Amazonas. A Fametro tem crescido gigantescamente em qualidade, em ensino e, acima de tudo, trazendo conteúdos que são enriquecedores para os seus alunos. E com Karnal é tudo isso. É uma viagem através do tempo, da nossa história e da filosofia. Nós temos aqui hoje mais de 3 mil alunos, marcando presença nesse evento e, olha, está lindo demais. Eu estou muito feliz de estar aqui hoje e vivendo o momento dessa história acontecer”, declarou.