Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que morreu após passar mal durante o show de Taylor Swift no Engenhão, teve sua morte atribuída à exaustão térmica causada pelo calor, conforme laudo de necropsia. O evento ocorreu em 17 de novembro, em meio a uma onda de calor no Rio de Janeiro, com temperaturas superiores a 40ºC.
O laudo, divulgado recentemente, revela que Ana Clara estava exposta ao calor difuso, com exposição indireta e fonte de calor proveniente do sol. Sua evolução clínica indicou exaustão térmica, choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, culminando em morte súbita.
A causa da morte foi especificada como hemorragia alveolar, quando há rompimento dos vasos sanguíneos pulmonares, e paralisação de vários órgãos devido à exposição ao calor.
De acordo com a amiga Daniele Menin, Ana Clara desmaiou durante a segunda música do show, “Cruel Summer”. Amigos a socorreram e a encaminharam para o posto médico no estádio e depois encaminhada até o Hospital Salgado Filho. No entanto, não resistiu e morreu.
Saiba mais: Fã de Taylor Swift morre durante show no RJ após passar mal
O laudo também esclareceu que a jovem não ingeriu álcool, substâncias tóxicas ou possuía doenças preexistentes.
“Foram feitos quatro exames além desse laudo complementar. Então, num outro exame ficou determinado que a Ana Clara não ingeriu bebida alcóolica, não consumiu substâncias tóxicas e também não tinha doenças preexistentes”, disse a titular da 24ª Delegacia de Polícia em Piedade (RJ), Juliana Almeida.
Segundo Almeida, o próximo passo é intimar os organizadores do evento para depoimento e saber quais medidas foram tomadas por eles no dia. Mas adianta que, diante do que o laudo apontou, eles podem ser indiciados por homicídio culposo.
Fãs afirmaram que a T4F – Time For Fun, organizadora da turnê, proibiu garrafas de qualquer tipo no estádio e que a oferta de água era escassa dentro do estádio Engenhão.
Ana Clara, natural de Sonora (MS), estudava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A notícia da sua morte provocou uma comoção generalizada, incluindo uma nota de pesar da cantora Taylor Swift, que expressou tristeza pela perda de uma fã “tão jovem e bela”.
“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem consigo dizer o quanto eu estou arrasada por causa disso. Eu tenho poucas informações, além de que ela era incrivelmente bonita e muito jovem. Não terei condições de falar sobre isso do palco, porque me sinto dominada pela dor quanto tento falar. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com a família e amigos dela. Esta é a última coisa que eu nunca pensei que aconteceria quando decidimos trazer a turnê para o Brasil”
Tradução da nota de Taylor Swift