Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores do bairro da Cachoeirinha, zona Sul, denunciaram ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, neste domingo, 7/1, a persistente falta de água, um problema que assola a região desde, pelo menos, 2009. A situação, descrita como insustentável, obriga os residentes a armazenar água durante as duas horas em que o fornecimento é restabelecido pela madrugada.
“A água só chega de madrugada, fica por duas horas e nós precisamos dar o nosso jeito para armazenar. Na sexta-feira, [5/1], a Águas de Manaus mandou um carro-pipa, mas não é assim que se resolve um problema desse”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.
Ela também afirmou que inúmeros contatos foram feitos com a Ouvidoria da Águas de Manaus, que, por sua vez, alega que o sistema funciona normalmente no bairro.
Os apelos se multiplicam, com outros moradores entrando em contato com a Ouvidoria e expressando desespero diante da escassez de água. Uma delas relata a angústia vivida há 35 anos, enquanto outra reclama da necessidade de acordar de madrugada para conseguir armazenar água em sua caixa d’água.
“Eu moro aqui na Avenida Parintins e estamos com um problema muito sério com relação à água. Nós estamos constantemente sem água o dia todo. Quando chega é muito rápido e logo em seguida vai embora. Natal foi um dia, ano novo também, e a gente não aguenta mais. A gente mora aqui há 35 anos e esse tempo todo nós sofremos muito com isso. Então eu estou pedindo encarecidamente que resolvam esse problema que não é só meu, mas com todos os moradores daqui”, relatou à Ouvidoria uma das pessoas afetadas, que mora na Avenida Parintins.
Moradora há 12 anos no bairro, outra moradora afirmou que o fornecimento de água “sempre foi” instável e que precisou instalar uma caixa de mil litros para não ficar sem água.
“É muito difícil eu conseguir encher a caixa d’água porque quando chega em 40% da capacidade, a água já vai embora. A gente acorda entre às 2h e 3h da madrugada para recolher água para tentar utilizá-la no decorrer do dia. Às vezes, passamos de dois a três dias sem água. No Natal e Ano Novo, não houve suporte algum. A concessionaria veio aqui, disse que tinha vazamentos em alguns locais, mas não deram previsão para fazer as manutenções”, explicou a moradora da Rua Borba.
Frustrada, uma usuária reclamou do serviço de fornecimento de água. “Aqui falta água todo santo dia. É carnaval, é réveillon, é São João. É uma falta de respeito muito grande com os usuários. Então, vamos ver se a gente resolve isso aí. E a conta chega todo santo mês. Se passar 15 dias sem pagar, já vem cortar. Bora ver se melhora esse problema aqui dos moradores da Cachoeirinha”.
A falta de água, que ocorre diariamente e se agravou em períodos festivos como Natal e Ano Novo e revela a negligência enfrentada pelos moradores, que querem uma solução imediata para o problema crônico.
Em resposta à reportagem, a Águas de Manaus afirmou que o sistema que abastece o bairro passou por “algumas manutenções de rede”. “Devido a isto, o abastecimento apresentou oscilações. Os vazamentos identificados foram reparados. Uma equipe segue no local para tentar identificar alterações não visuais que possam estar comprometendo, pontualmente, o abastecimento”.