Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Isabelle chamou a atenção de Davi após ele proferir um termo pejorativo durante uma discussão acalorada com Nizam no domingo, 14/1, no BBB 24. A sister ressaltou a gravidade do uso do termo, alertando-o sobre o impacto negativo que suas palavras poderiam ter.
“Deixa eu te falar: ninguém é melhor do que ele pra falar. Mas eu tenho amigos também. Esse termo é um termo pejorativo. Muitas pessoas sofreram… Quando você fala assim, parece que você está diminuindo [as pessoas LGBTQIA+], diminuindo, malinando, violentando pelas palavras”, aconselhou a amazonense.
O episódio ocorreu após Davi ser indicado pela segunda vez consecutiva ao paredão por seis participantes. Durante a discussão com Nizam, Davi usou uma expressão homofóbica, gerando repercussão nas redes sociais.
“Eu sou homem nessa desgraça, não sou viad*. Eu tenho 21 anos, meu pai me fez homem”, esbravejou.
O embate entre os dois participantes foi intenso, com Davi acusando Nizam de ser articulador e reunir pessoas para votar nos outros. Isabelle interveio, retirando Davi da área e levando-o para um quarto, onde ele repetiu o termo.
Minutos depois, Michel aconselhou Davi, alertando-o sobre a gravidade da expressão utilizada.
“Cuidado com o que você fala. Os meninos falaram que você falou alguma coisa, eu não escutei. E aí no quarto você repetiu. Isso é muito delicado, pega muito mal. Você pega uma minoria aí que, cara, estou aqui por isso também. A gente luta para caralh* pra não ter isso. E os meninos falaram que o que você falou ali fora pegou mais do que eu tinha escutado ali no quarto. Achei que ali poderia ter sido uma maneira de expressão que, infelizmente, as pessoas ainda tendem a usar”, ensinou o professor.
Davi, reconhecendo o erro, pediu desculpas a Michel, explicando que estava estressado e não tinha a intenção de machucar ninguém. O participante ressaltou a importância do respeito, independentemente de gênero ou orientação sexual.
“Eu estava estressado, mas não foi nenhum modo de querer te machucar. Me desculpe mesmo. Eu acho você um cara muito bacana, gente boa. Tipo assim, eu não tenho nada contra você, nem com a sua personalidade, com o que você é ou deixa de ser. O que vale é a amizade e a confiança, a gente está aqui junto. Independente do seu gênero, do seu sexo, do que você for, acho que tem que manter o respeito. Mas eu estava de cabeça quente, foi um momento que expressei o que estava sentido pra fora. Mas nada para querer machucar nem você, nem ninguém”, desculpou-se.
De volta ao paredão
A dinâmica do programa envolveu o sorteio de seis participantes que tinham o poder de vetar outros seis. Nizam, Rodriguinho, Juninho, Luigi, Raquele e Matteus foram os escolhidos, decidindo em conjunto um nome para ser enviado diretamente ao paredão. Davi foi indicado novamente, o que irritou o brother que, na discussão com Nizam usou uma expressão homofóbica.
“Meu papo com você ontem foi de olho a olho. Cheguei na sua cara e falei que você é articulador. Você reúne pessoas para querer votar nos outros. Eu falo isso olhando no seu olho”, acusou Davi.