Redação Rios
MANAUS (AM) – O Super Terminais, mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus, celebra o Dia do Portuário, neste domingo, 28/1, como o primeiro porto verde do Brasil e trabalhando com sua equipe de 700 profissionais em mais iniciativas de sustentabilidade ambiental.
Desde 2022, o terminal tem o reconhecimento da certificação de sustentabilidade Aqua (Alta Qualidade Ambiental), emitida pela Fundação Vanzolini.
“Esta data histórica que marca a abertura dos portos brasileiros é uma boa oportunidade para reforçar nossa preocupação com o futuro e pensar nosso impacto sobre o meio ambiente. Além, é claro, de homenagear os profissionais que trabalham no setor e movimentam a indústria local, são mais de 700 trabalhadores e suas famílias que dependem diretamente do setor portuário”, avalia Marcello Di Gregório, diretor do Super Terminais.
As empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) registraram faturamento de R$ 130,77 bilhões no período de janeiro a setembro de 2023, de acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O principal modal logístico empregado para exportações continua sendo o marítimo, representando cerca de 50% das operações.
Leia mais: Valorização da marca Amazônia é tema de visita da Suframa à Technos
A companhia tem ainda o programa de gestão que avalia o gerenciamento de resíduos e de efluentes, a educação ambiental, o controle de vetores, a limpeza dos reservatórios, o monitoramento e controle de ruídos, a contingência de saúde, o gerenciamento de riscos, de emergência individual e de cargas perigosas, além estação de tratamento de efluentes orgânicos que despeja no Rio Negro água limpa, 100% tratada.
“Também desenvolvemos planos de contenção para acidentes, como possíveis vazamentos de óleo dos navios, com uma brigada própria e contratos com empresas especializadas e treinadas para prever ou conter com eficácia e rapidez eventuais vazamentos em caso de acidentes”, lembra o diretor, adicionando que os protocolos de segurança seguem os pré-requisitos de legislação da Organização Marítima Internacional (OMI IMO).
Outro fator importante na redução de danos ambientais é não oferecer às embarcações os serviços de limpeza de cascos, do convés ou descarte de efluentes e resíduos para evitar impactos na qualidade da água do rio. Há ainda o uso de energia renovável com veículos e guindastes elétricos e o compromisso de investir no uso de energia limpa nas áreas de armazéns e de iluminação para o prédio administrativo por meio de um projeto de iluminação fotovoltaica.
São ações que ocorrem diariamente no porto geograficamente favorecido com uma profundidade de 35 m na seca e de 50 m na cheia, evitando a dragagem do solo para a contenção do nível do calado.
Super Terminais
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica –, a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade.
*Com informações da assessoria