Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – De Autazes para o mundo, esse é o destino da lutadora de MMA, Day “Monster” Cardoso, de 27 anos. A jovem atleta está escalada para o ONE Fight Night 19, marcado para 16 de fevereiro, em Bangkok, na Tailândia. Ela vai encarar Nat Jaroonsak, atual bicampeã de muay thai, no peso-palha.
Mas quem é a atleta amazonense que desponta no cenário mundial e conquista a cada dia os fãs do MMA?
Day “Monster” é da comunidade Acará Grande, área rural de Autazes (município distante a 111 quilômetros de Manaus), conhecido também como a Terra do Leite.
Leia mais: Atletas de Atalaia do Norte são contemplados com programa do Ministério do Esporte
A atleta conta que da área rural até chegar à capital, são pelo menos 6 horas de barco, percorrendo o rio Madeira. A vida da lutadora é pura inspiração. Durante entrevista para a radio Rios FM 95,7, nesta sexta-feira, 9/2, ela relembrou o início da carreira.
“Comecei a jogar futebol e um amigo me chamou para participar de um projeto, em seis meses comecei a lutar. A luta salvou minha vida, porque vim de uma família humilde, passei por muita dificuldade, mais não desisti. Consegui um evento bom (Ásia) e tudo que eu quero é mudar minha vida.” disse Day.
Cristiano Carioca, CEO da Carioca Academy, Mestre e “pai” que o esporte apresentou a Day “Monster”, lembrou emocionado durante entrevista para o Esporte Rios, do sacrifício da atleta.
“Existe muito atleta que tem dificuldades na vida. Deus me deu essa missão, esse dom de ensinar, amo o que faço. Day “Monster” viveu três anos morando no banheiro da academia. Precisou suportar a pressão de todos os dias, sem nunca pensar em desistir e conseguiu se tornar a melhor atleta do Brasil”, contou orgulhoso o mestre Cristiano Carioca.
Anjo dos Atletas
O médico oftalmologista, José Cavalcanti Campos Junior, é um anjo para muitos os atletas. Além da medicina ele tem um olhar diferenciado para o esporte e junto com outro colega, ajudam Day “Monster” considerada como grande promessa internacional no MMA.
“Sou apaixonado pelo esporte, é o que mais me motiva são essas histórias de superação. Esporte de alto rendimento é saúde, sacrifico e recompensa. Muitos empresários só querem saber do resultado, mas é importante acompanhar o processo, ver o atleta vencer e levantar a bandeira do Estado.” disse.
Os preparativos para a luta
Se vir do interior do Amazonas para Manaus já é difícil para um homem, imagina para uma mulher. Day “Monster” tem se preparado com muito compromisso e dedicação para a maior luta da vida dela, em Bangkok, na Tailândia.
“Sempre disputava com 61k, agora cheguei a 59k, é um desafio com dieta, mas estou feliz por isso até porque nunca cheguei a esse peso.” comemorou.
A lutadora amazonense, que tem uma vitória e uma derrota na organização asiática, tem compromisso contra a tailandesa Nat “Wondergirl” Jaroonsak, num duelo com regras especiais no peso-palha (até 56,7kg).
As regras especiais desse confronto acontecerá em até quatro rounds – alternados de muay thai e MMA -, a luta termina finalizada por alguma delas ou em empate, sem decisão nos pontos. Será a única luta diferenciada do card nesse formato. Certamente Autazes, o Amazonas e o Brasil estão na torcida pela vitória de nossa representante no MMA, Day “Monster”.
.