Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um depósito foi interditado em Manaus, na última segunda-feira, 26/2, pela Polícia Civil do Amazonas. O local armazenava 25 toneladas de farinha de trigo falsificada, que foram encaminhadas à Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS consultou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, para destacar as causas e efeitos da exposição de trabalhadores no recinto irregular, assim como também os riscos de consumo do trigo falsificado.
Leia também: Em assembleia, servidores da Funasa exigem manutenção de benefício e reestruturação de órgão
Ricardo Celestino frisou que a empacotadora ilegal em péssimas condições de higiene pode expor os trabalhadores a diversos riscos significativos para a saúde.
“As causas são inúmeras; infecções, intoxicações alimentares e problemas respiratórios devido à exposição à poeira e contaminantes”, salienta o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus.
Além disso, Ricardo Celestino ressaltou que o trigo empacotado em condições insalubres pode conter impurezas, microrganismos prejudiciais e substâncias tóxicas, “representando sérios riscos à saúde de quem o consome, incluindo infecções gastrointestinais e outros problemas relacionados à ingestão de alimentos contaminados”, aponta o especialista.
Entenda
A informação referente a empacotadora ilegal de alimentos, na zona Leste da capital foi denunciada pela Polícia Civil do Amazonas e repassada aos fiscais da Visa Manaus.
Conforme a denúncia, o estabelecimento tem condições precárias de higiene, com presença de lixo na entrada e funcionários sem qualquer proteção e vestimenta adequada foram fatos observados pela fiscalização. No local havia baratas e outros insetos em meio aos alimentos que seriam empacotados.