Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta à população neste domingo, 24/3, sobre a intensa chuva que atinge o estado, com risco de alagações, enxurradas e deslizamentos de terra. Os dados foram divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Segundo informações obtidas junto à Defesa Civil, Manaus enfrenta três ocorrências de alagações no momento. Uma das situações reportadas está localizada no bairro da Redenção, onde equipes do órgão já estão mobilizadas para avaliar os danos e prestar assistência necessária à população afetada. Além disso, há registros de alagamentos nos Bairros do Alvorada e na Avenida Álvaro Maia
O órgão também está se deslocando para verificar outra ocorrência de alagamento no bairro Gilberto Mestrinho, situado na zona Leste da cidade.
Vídeos compartilhados nas redes sociais revelam becos e ruas submersas em diversos pontos de Manaus. As cenas registradas mostram a inundação na Avenida Arquiteto José Henrique, localizada no bairro Monte das Oliveiras, assim como no bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Sul da cidade. Além disso, o bairro de Petrópolis, também na zona Sul, enfrentou problemas de alagamento, assim como a Comunidade da Sharp, situada na zona Leste de Manaus.
As áreas de risco de movimentos de massa no município de Manaus destacam-se pela presença de locais propensos a deslizamentos de terra induzidos. A previsão meteorológica indica a possibilidade de deslizamentos pontuais e induzidos nas regiões mapeadas, com acumulados de precipitação atingindo até 66mm em 96 horas na capital amazonense.
Em Manaus, o Igarapé do Mindu registrou 65.6mm de chuva, acima do esperado de 30mm, enquanto no bairro da Redenção, na zona Centro-Oeste, foram acumulados 49.2mm de água.
Além da capital, outras cidades foram afetadas pelas fortes chuvas, com transbordamentos em bairros dos municípios de Humaitá, Beruri, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo e Manacapuru, onde os acumulados variaram de 40.17 mm a 73.56 mm.
O Cemaden também alertou para a possibilidade de deslizamentos em Beruri e Manicoré, reforçando a importância de seguir as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal para proteger-se em caso de emergência.
Em situações críticas, a Defesa Civil alerta a população para acionar os serviços de emergência através dos números 199 ou 193.