Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Desde os tempos da pré-história, o desenho tem sido uma forma poderosa de expressão artística e linguagem visual. Ao longo dos milênios, essa prática evoluiu com a introdução de novas técnicas e ferramentas. No entanto, o desenho não ficou à margem da revolução tecnológica que molda o cotidiano. Com a evolução da tecnologia, surgiram inovações e aprimoramentos no processo de criação.
O desenho digital se tornou uma prática contemporânea que atrai profissionais das áreas de ilustração e design. O mercado da arte digital está em constante expansão, oferecendo oportunidades promissoras para profissionais que desejam trabalhar com comunicação visual e outras atividades que incluem a criação de artes e desenhos.
Em entrevista ao programa Omelete Show, da Rádio RIOS FM 95,7 o design Markus Santos contou sua trajetória como desenhista.
Após mais de duas décadas de experiência com lápis e papel, Markus abraçou a arte digital há cerca de 10 anos. Para ele, essa transição se tornou uma fonte de renda significativa. Markus se especializou em desenhos realistas, uma vertente que busca reproduzir a realidade com incrível fidelidade.
“Tem mais de 20 anos que eu desenho, que arrisquei meus primeiros traços e há 10 anos profissionalmente. Nesse tempo me apaixonei pelo estilo realista, então tudo que eu buscava desenhar, eu buscava focar nos detalhes, manter o realismo”, compartilha Markus.
Os desenhos realistas têm o poder de reproduzir os detalhes e dar a impressão que a arte não foi feita através de um desenho. Cada traço e sombreamento busca recriar detalhes com tamanha precisão que a obra parece uma fotografia.
A inspiração de Markus veio de um amigo, cujo trabalho o impressionou. “Quando eu vi o que ele fazia, soube que era possível. Eu me inspirei e fiquei apaixonado pelo trabalho dele, então comecei a praticar e estudar bastante essa área de desenho digital”.
Markus Santos não se limita apenas aos desenhos realistas, mas também explora uma variedade de estilos artísticos. Um exemplo notável de sua versatilidade é seu trabalho no livro “Aventura dos Polinizadores”, no qual ele se aventurou na criação de animações infantis em todo o livro.
Nesse projeto, Markus adotou uma abordagem diferente, utilizando cores vibrantes e um estilo mais lúdico, afastando-se da pegada realista que caracteriza muitos de seus outros trabalhos. Essa capacidade de adaptar seu talento a diferentes estilos e públicos demonstra sua habilidade artística versátil e sua capacidade de se destacar em diversos domínios da ilustração.
A diversidade em sua obra permite que ele alcance diferentes públicos e compartilhe sua arte de maneira única. É um testemunho de como a criatividade e a adaptabilidade podem enriquecer a jornada de um artista e enriquecer a experiência de quem aprecia sua obra.
O design enfatiza que o valor de uma obra de arte pode variar, dependendo de uma série de fatores, como detalhes e tamanho. Além disso, a questão do tempo despendido na criação também desempenha um papel crucial. Algumas de suas obras podem levar dias, semanas e até meses para serem concluídas, dependendo das complexidades e das características específicas do desenho.
Desenhista e ilustrador
A ilustração é uma forma de arte com um propósito claro: transmitir mensagens, informações e dar vida a histórias. Essa é uma das razões pelas quais muitos livros infantis são repletos de ilustrações, pois tornam mais fácil o entendimento do que está sendo narrado, proporcionando uma experiência visual enriquecedora.
Um ilustrador tem a habilidade de pegar uma história, um texto ou até mesmo um áudio e criar imagens que complementam e enriquecem o conteúdo. É um processo criativo que envolve dar vida as palavras, tornando-as visíveis e cativantes para o público.
“Quando se fala em ilustrador, é alguém que consegue pegar um conceito, uma texto e ilustrar”, explica Markus, destacando a importância dessa habilidade na comunicação visual.
Por outro lado, o desenho não está restrito a objetivos específicos. Pode ser uma manifestação mais livre da criatividade, feita por diversão, sem a necessidade de transmitir uma mensagem específica. É uma expressão artística que permite que o artista explore sua imaginação e criatividade sem amarras, criando simplesmente pelo prazer de desenhar.