Redação Rios
MANAUS (AM) – A Academia Amazonense de Letras recebe neste sábado, 9/11, o lançamento do livro intitulado “Amazonidades: Gesta das Águas”. A obra é construída em trovas, e carrega em suas páginas o imaginário, a oralidade e a rica cultura da região amazônica, oferecendo um mergulho profundo na cultura ribeirinha, indígena e cabocla da Amazônia, cantando a voz de um povo e sua rica diversidade.
Segundo a escritora e poeta Marta Cortezão, o livro legitima toda uma tradição, mostrando que a literatura nasce e pulsa do povo, sem distinção de classes sociais — ela é, antes de tudo, arte em sua forma mais pura e horizontal. Por meio da literatura, a autora retrata a identidade e a cultura de uma região que, apesar de grandiosa, ainda é pouco conhecida pelos outros “Brasis”.
A obra é reeditada pelo selo editorial ‘Toma Aí Um Poema’, e é dividida em cinco partes. Além disso, o livro conta com a participação especial dos textos de apresentação da escritora amazônida Wanda Monteiro, do historiador acreano Isaac Melo e do poeta cearense Mailson Furtado, que destacam a força e o lirismo da poética de Marta. A entrada é gratuita e a obra estará disponível para venda no local.
Sobre a escritora e poeta: Marta Cortezão nasceu em Tefé (AM) mas reside em Segóvia, Espanha, desde 2012. É escritora e poeta e tem realizado vários projetos literários de divulgação e promoção da literatura de autoria feminina no Brasil e no exterior.
*Com informações de assessoria