Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após três anos do acidente que envolveu madrasta e enteada, que morreram esmagadas por duas carretas, Manaus registra um novo acidente por esmagamento com veículo pesado. Na terça-feira, 3/9, Ítalo da Silva Prado, de 32 anos, morreu instantaneamente após o contêiner de uma carreta cair sobre o carro dele.
O acidente ocorreu na rua Desembargador Felismino Soares, nas proximidades do Porto Chibatão, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus. As causas ainda estão sendo investigadas.
Diversos acidentes envolvendo carretas e caminhões são registrados diariamente na capital manauara, resultado da imprudência dos motoristas e da falta de fiscalização por parte dos órgãos públicos.
Carro esmagado no Japiim
Há três anos, em 2021, Susi Pedrosa Caldas, de 37 anos, e sua enteada, Maria Eduarda Caldas, de 17 anos, morreram após o carro em que estavam ser esmagado por um caminhão. O acidente ocorreu no dia 27 de agosto, na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim.
Segundo o laudo pericial divulgado pela Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), o responsável pelo acidente foi o motorista da carreta, que estava acima da velocidade permitida na via.
Acidente entre caminhão e micro-ônibus completa 10 anos
Outro acidente que marcou a cidade de Manaus completou 10 anos em março de 2024. Um caminhão invadiu a contramão na avenida Djalma Batista e colidiu de frente com um micro-ônibus do transporte coletivo. O acidente causou a morte de 16 pessoas.
No local foi criado um memorial em homenagem às vítimas, além da construção do Complexo Viário 28 de Março, localizado na avenida Torquato Tapajós.
Passarela destruída
Em julho deste ano, a passarela localizada no conjunto Santos Dumont, situada na avenida Torquato Tapajós, foi parcialmente destruída após uma carreta colidir com a estrutura. O espaço segue interditado e sem movimentação de obras. Duas pessoas ficaram feridas no acidente.
Dados divulgados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) destacaram que o veículo apresentava excesso de altura, comprimento e largura, excedendo as medidas definidas pela legislação de trânsito.
Problema recorrente
O limitador de altura da passagem subterrânea que liga as avenidas João Valério, Constantino Nery e São Jorge já foi atingido diversas vezes desde a sua inauguração. Nas ocasiões, as carretas bloquearam a entrada na passagem, causando danos na estrutura metálica que protege a tubulação de gás que atravessa a avenida.
As colisões ocorrem em consequência dos motoristas não obedecerem à sinalização do local.
Zona de Restrição
De acordo com a Prefeitura de Manaus, veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são proibidos de circular nas avenidas Mário Ypiranga, Djalma Batista, Constantino Nery, Paraíba, Umberto Calderaro, e em mais 10 vias na área central da cidade.
Entre os horários de 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição deveria funcionar de segunda a sexta-feira.