Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A capital amazonense registrou, em 2024, 158 acidentes fatais envolvendo motociclistas, um aumento de 31% em comparação ao ano de 2023.
Os dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) revelam que 309 mortes ocorreram nas ruas e avenidas de Manaus ao longo do ano, representando uma média mensal de 25,6 fatalidades. Os motociclistas foram as maiores vítimas, com 158 mortes.
Outro dado preocupante foi o aumento no número de pedestres mortos no trânsito. Em 2024, 81 pedestres perderam a vida, um crescimento em relação aos 75 óbitos registrados no ano anterior.
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Principais causas
Segundo o levantamento, as principais causas das mortes no trânsito em Manaus foram os atropelamentos, que contabilizaram 83 casos, seguidos pelas colisões entre dois veículos em movimento, com 136 registros. Também foram destacadas as mortes provocadas por choques, quando um veículo bate em um obstáculo como uma parede ou poste, totalizando 34 ocorrências, e por quedas de pessoas que caíram de veículos, que somaram 27 casos.
Crescimento no transporte individual
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o especialista em trânsito Manoel Paiva apontou o crescimento do transporte individual como a principal causa do aumento dos acidentes. Segundo ele, a expansão desse tipo de mobilidade intensifica a imprudência, os congestionamentos e os conflitos entre condutores, agravando os problemas no trânsito.
“Mais veículos nas poucas ruas da cidade significam mais imprudência, mais congestionamentos e mais conflitos. Esse cenário aumenta o estresse no trânsito e potencializa os riscos de acidentes fatais”, afirmou Paiva.
O especialista também revelou que, em 2024, a frota de motocicletas em Manaus alcançou 328.842 veículos, com um aumento de 32.315 motos em comparação ao ano anterior. Esse crescimento está diretamente ligado à produção de motocicletas, que atingiu 1,3 milhão no ano.
No entanto, um dado alarmante preocupa ainda mais: no Amazonas, 54,5% dos proprietários de motocicletas não possuem habilitação (categoria A) para conduzir veículos de duas ou três rodas, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Investimento no transporte coletivo
Para Paiva, o investimento no transporte coletivo é a única solução viável para reverter esse quadro, em razão do congestionamento do tráfego nas cidades, pois ocupa menos espaço viário do que o transporte individual motorizado.
“Sem melhorias na qualidade e na eficiência do transporte coletivo, continuaremos a ver um aumento no número de vítimas no trânsito. Precisamos de ônibus mais rápidos, com maior capacidade, que reduzam a dependência do transporte individual. Caso contrário, vamos ver mais pessoas em cadeiras de rodas e sequeladas em razão disso“, reforçou.
O especialista também chamou a atenção para o aumento das mortes de pedestres, causado pela falta de calçadas e sinalização adequada. “As pessoas estão sendo obrigadas a caminhar nas ruas porque faltam calçadas. A ausência de sinalização agrava ainda mais essa situação“, concluiu.
Respostas
A REPORTAGEM procurou o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para questionar quais medidas de fiscalização estão sendo tomadas para mitigar os acidentes com motocicletas. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.