Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O secretário de estado de segurança pública (SSP/AM), Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, anunciou detalhes sobre a Operação Impacto nesta terça-feira, 19/3, além de revelar a metodologia adotada pelo sistema de segurança.
A operação, que integra forças como a Polícia Civil e Militar, mostrou resultados significativos, com uma redução de aproximadamente 22% na taxa de homicídios em Manaus e quase 20% em todo o estado do Amazonas, durante o primeiro bimestre deste ano.
“Por trás das barreiras que a população vê pela cidade, existe uma ação muito grande tanto da SSP-AM, quanto das Polícias Militar e Civil agindo de modo preventivo. Ou seja, toda vez que a Operação Impacto acontece em uma determinada área, a tendência é de pelo menos 80% de chance de não haver registros de homicídios ou crimes violentos naquela região”.
Disse o secretário de estado de segurança pública de Manaus, Marcus Vinícius Almeida.
Além da redução nos índices de homicídios, a operação resultou na apreensão de drogas, armas e em um considerável número de prisões. O secretário destacou a mudança na metodologia operacional, passando de ações mais ostensivas para operações silenciosas, com foco em resultados mais efetivos. “O objetivo é aumentar a eficácia das ações policiais e garantir a segurança da população”, afirmou a autoridade.
Durante a apresentação, Almeida também enfatizou os resultados obtidos pela corporação, incluindo abordagens a veículos e pessoas; remoção de veículos, prisões e autuações por direção sob efeito de álcool.
Segundo ele, a Polícia Militar atuou em incursões nas áreas de interesse, resultando na apreensão de armas de fogo e na desarticulação de grupos criminosos e a Polícia Civil realizou a Operação Polinter, resultando na prisão de mais de 29 pessoas nos últimos oito dias, incluindo criminosos de alta periculosidade, como assassinos, estupradores e traficantes.
Conforme o delegado titular da Polinter, Fernando Bezerra, entre as principais prisões realizadas pela Operação Polinter, destaca-se a de Alex Viana, o “Sheik” ou “Colombiano”, que agora volta ao sistema prisional.
“Nossas ações estão desarticulando muitas organizações criminosas que utilizam pequenos traficantes, o que a gente chama de ‘tráfico doméstico’, o qual tira a paz dos amazonenses. Um câncer social, como a gente costuma dizer”, ressaltou Fernando Bezerra.
Interior
Também foi informado na coletiva que a polícia têm alcançado sucesso no interior do estado, com operações em municípios como Rio Preto da Eva e Parintins. A integração das secretarias, com a colaboração do Ministério Público (MPAM) e do Tribunal de Justiça (TJAM) têm sido fundamentais para o fortalecimento da segurança pública em todo o Amazonas.
“No município de Rio Preto da Eva tivemos 29 prisões e apreensões de armas de grosso calibre, como um fuzil de guerra. Esta mesma operação foi realizada no município de Parintins, onde houve quatro prisões em flagrante e também tivemos em seis bairros de Manaus com o auxílio da Polinter.”
Afirmou o delegado Bruno Fraga, durante a coletiva.
Com colaboração de Diana Rodrigues