Redação Rios
MANAUS (AM) – O terapia com acupuntura está sendo oferecida, há quase um ano, como tratamento para doenças físicas e emocionais na Policlínica Codajás, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
A unidade faz parte da rede estadual de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde SUS).
De acordo com a fisioterapeuta da policlínica, Ana Cristina, o tratamento não tem restrições e pode ser realizado em pacientes de todas as idades, incluindo crianças e idosos.
“É um tratamento que cuida não somente a parte física, mas emocionais e cuidamos não somente os sintomas, mas as causas. São diversos recursos que utilizamos aqui. O número de doenças a ser tratadas com acupuntura é infinito, tratando diversas doenças”, disse a profissional.
Antes do início do tratamento, os pacientes passam por uma pré-avaliação para identificar o Código Internacional da Doença (CID) correspondente à sua condição.
O tratamento utiliza esse modelo de terapia para estimular pontos corporais específicos, tratando tanto os sintomas quanto as causas de uma doença e tem complementado outros serviços de fisioterapia.
Para muitos pacientes, os resultados são positivos e evidentes. Como é o caso da dona de casa Elizabete Silva, que afirma uma grande melhoria com o tratamento, tanto na saúde física quanto mental.
“Esse tratamento é tudo de bom. No meu físico eu sinto uma melhora grande, porque eu cheguei aqui eu não andava direito, cheguei mal mesmo. No meu emocional eu chegava chorando, nervosa com crise de ansiedade, não dormia direito e agora eu consigo curtir meu sono”, afirmou Elizabete.
No mês de abril, a unidade realizou mais de 10 mil procedimentos em 1.124 pacientes, sendo cada vez mais procurada por ser utilizada para tratar uma ampla variedade de doenças como a ansiedade, depressão, estresse, enxaqueca, sinusite, asma, artrite, dor na coluna e bruxismo, entre outras.
*Com informações da assessoria