Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Mais de 200 pessoas compareceram nesta quarta-feira, 20/3, no 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Flores, zona Centro-Sul, para prestar queixa contra uma adolescente de 17 anos que realizava vendas de produtos, incluindo celulares, pela internet.
As vítimas alegam que efetuaram pagamentos via PIX, mas nunca receberam os produtos adquiridos. A adolescente, após marcar locais para entrega, não comparecia e bloqueava os compradores. Os prejuízos financeiros causados pelos golpes já ultrapassam os R$ 150 mil.
A indignação das vítimas culminou em uma ação na mesma noite: o grupo se dirigiu à residência da jovem, onde ela vivia, para confrontá-la. Porém, ao chegarem ao local, descobriram que a casa estava vazia, e a golpista não residia mais lá.
O proprietário do imóvel alugado pela adolescente, ao ser abordado pelas vítimas, permitiu a entrada no local. Enfurecidos, eles adentraram na casa e saquearam itens que ainda estavam no local, como ar condicionado, televisão, geladeira, fogão, armário etc. Até o cachorro da casa estava sendo levado, mas acabou sendo devolvido após a intervenção do proprietário.
Os relatos das vítimas revelam um modus operandi elaborado pela adolescente: iniciava com a venda de produtos a R$ 100 em grupos de aplicativos de mensagens, que rapidamente angariou uma grande quantidade de pessoas. Contudo, os compradores se viram vítimas de um golpe, pagando pelos produtos que nunca foram entregues.