Redação Rios
MANAUS (AM) – A primeira oficina “Manejo do Aleitamento Materno” foi realizada, nesta terça-feira, 8/8, no auditório da unidade da Fametro, na Cachoeirinha, zona Sul. O curso faz parte das comemorações do ‘Agosto Dourado’. A roda de conversa, que permite a horizontalização no diálogo e o protagonismo na busca de soluções, foi a metodologia escolhida para o desenvolvimento das atividades.
A campanha tem como objetivo, sensibilizar a sociedade sobre a importância de apoiar as mulheres para garantir o aleitamento materno, que é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, foi direcionada aos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) dos cinco Distritos de Saúde (Disas), da Semsa, aconteceu das 8h às 17h.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Janaína Sá Terra, informou que 60 profissionais, indicados pelos Distritos de Saúde, participaram da oficina, realizada em parceria com a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).
Leia também: Agosto Lilás leva caminhada e iluminação ao Teatro Amazonas em campanha contra a violência doméstica
“Os profissionais foram divididos em cinco grupos e cada equipe ficou com um tema. Para desenvolver cada um dos eixos que abordaram a anatomia da mama, pega e posição correta, a retirada do leite materno, traumas mamilares e questões relacionadas à saúde da mãe e do bebê, contamos com facilitadores. Nossa preocupação foi justamente falar sobre situações da rotina dos profissionais da Atenção Primária”, explicou.
A técnica do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, enfermeira Ivone Amazonas, atuou como facilitadora da oficina e acrescentou que, ao conhecer e dominar as técnicas, os profissionais irão contribuir diretamente para a proteção e incentivo ao aleitamento materno e, assim, reduzir a mortalidade infantil. “O principal objetivo foi capacitar profissionais para o manejo adequado e seguro do aleitamento materno nas unidades, sem a necessidade de remanejar essa mãe para uma maternidade. Foi uma atividade proveitosa para todos os participantes”, disse.
A coordenadora do Projeto de Saúde da Adra em Manaus, Susi Leão, elogiou a iniciativa da Semsa e reforçou que as parcerias entre as instituições têm dado bons resultados. “Neste evento de hoje, conseguimos avançar mais na disseminação de informações, o que contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde e sensibiliza a população de um modo geral”, garantiu.
O médico Ezequiel Fernandes, que atende na USF São Francisco, na zona sul de Manaus, observou que a oficina ajudou a aprofundar os conhecimentos sobre o aleitamento materno. “É importante que todo profissional de saúde saiba orientar e fortalecer essa prática, para que as crianças sejam amamentadas, exclusivamente, com o leite materno até os seis meses de idade e que, após esse período, quando começam a ingerir alimentação sólida, consigam manter a amamentação, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde”, destacou.
*Com informações da assessoria