Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A nova pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado, 27/7, mostra um novo cenário na corrida para a Prefeitura de Manaus: o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) está tecnicamente empatado com o atual prefeito David Almeida (Avante) nas intenções de voto para o 1° turno das eleições municipais de 2024.
No cenário apresentado para o 1º turno na pesquisa estimulada, quando todos os pré-candidatos são mencionados, o atual prefeito aparece com 23% das intenções de voto válido, enquanto o deputado federal bolsonarista aparece com 21,9%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%.
Leia mais: Justiça eleitoral suspende divulgação de pesquisa Ipen em Manaus
O levantamento mostra uma mudança de cenário que amplia o posicionamento do eleitor da direita bolsonarista e coloca Amom Mandel na terceira posição, com 21,3% das intenções de voto. Na quarta posição aparece Marcelo Ramos (PT), com 14,3%, ultrapassando Roberto Cidade (União Brasil), com 14%.
Nesta semana, a reitora da Fametro foi anunciada com a pré-candidata a vice-prefeita de Alberto Neto, unindo esse movimento de direita, na coligação Partido Liberal (PL) e Partido Novo, que deverá ampliar ainda mais a vantagem do deputado federal Alberto Neto.
Natália Demes (Psol), Gilberto Vasconcelos (Pstu) e Wilker Barreto (Mobiliza) não alcançaram 1% das intenções de voto. Cerca de 0,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam. Outros 0,6% alegaram votar branco/nulo.
A pesquisa foi realizada com recursos próprios, entre os dias 20 a 25 de julho, sendo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-01779/2024. A metodologia utilizada foi a de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com 1,2 mil eleitores.
Comparativo
A AtlasIntel também faz o comparativo entre os cenários de votos válidos no 1º turno, apresentados no levantamento em uma série temporal. Em abril de 2024, David Almeida tinha 21% das intenções de voto e em julho alcançou os 23%, subindo dois pontos percentuais. Amom Mandel segue com 21%, enquanto Alberto Neto saiu de 18% para 22%, sendo o pré-candidato que teve o maior crescimento, subindo quatro pontos percentuais.
Entre abril e julho, Roberto Cidade caiu de 15% para 14%, enquanto Marcelo Ramos cresceu de 13% para 14%. Outros pré-candidatos que em abril chegavam juntos a 13% cairam para 5% das itenções de voto. Brancos/Nulos/Não Sei sairam de 4,5% para 1%.
Aprovação
A pesquisa da AtlasIntel também perguntou aos entrevistados sobre como avaliam o desempenhos dos líderes dos governos municipal, estadual e federal. Sobre o atual prefeito de Manaus David Almeida, 51% dos estrevistados disseram que desaprovam seu desempenho, enquanto 40% aprovam. Outros 9% disseram não saber.
Acerca do desempenho do governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil), 66% dos respondentes alegaram que desaprovam, enquanto 29% responderam que aprovam e outros 5% não sabem. 59% dos entrevistados reprovam o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 35% aprovam. Outros 7% não sabem.