Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O verão amazônico, caracterizado por altas temperaturas na Região Norte, piora ainda mais com os diversos episódios de incêndios. Regularmente são registrados pelos agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) ocorrências como o desta quarta-feira, 30/8, em Manaus.
Em um prédio abandonado na avenida Brasil, ao lado de um supermercado, situado na zona Oeste, normalmente frequentado por pessoas em situação de rua, que foram vistas utilizando drogas, ocorreu um incêndio que provocou muita fumaça e ainda maior calor aos moradores dos arredores.
Pessoas que estavam no local quando iniciou o incêndio, relataram que a área foi isolada pelas equipes do Comando de Policiamento da Área Oeste (CPA Oeste) até a chegada dos agentes do Corpo de Bombeiros, acionados para conter as chamas.
Também na quarta-feira, um outro incêndio aconteceu na avenida Alphaville, zona Leste de Manaus. O sinistro foi gravado e divulgado nas redes sociais. Nas cenas é possível ver a fumaça saindo de uma área de mata.
De acordo com o Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas, entre os meses de janeiro de julho deste ano, já foram registradas 102 ocorrências em residência. Em alguns casos, o fogo é provocado por ação humana, como arremesso de bitucas de cigarro, que aliados ao ambiente quente contribuem para os diversos incêndios em áreas de mata.
O Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) registrou julho como o mês com o maior número de ocorrências com 26 incêndios. De acordo com o Cobom, 12 incêndios foram combatidos em janeiro, 14 em fevereiro, 14 em março, 11 em abril, 12 em maio e 13 em junho.
* Com colaboração de Diana Rodrigues