Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Universitários do segundo período do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram uma visita técnica, nesta quinta-feira, 19/9, na Rede Rios de Comunicação, localizada na avenida Rio Madeira, nº 444, Bairro Nossa Sra. Das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.
O objetivo foi proporcionar aos discentes a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pela empresa, relacionadas aos assuntos abordados em sala.
Coordenada pelo professor de Laboratório de Comunicação II, Matheus Pacheco Evangelista, a visita contou com 17 alunos. De acordo com o professor Matheus, a motivação por trás da visita técnica surge pela necessidade de incorporar a teoria que aprendem em sala de aula, no caso, a de construção da notícia.
Leia também: Alunos de escola estadual protestam por falta de ar-condicionado em Manaus
“A ideia de trazer os alunos para realizarem uma visita técnica aqui na Rede Rios de Comunicação, tanto na rádio quanto no portal e impresso, surgiu a partir da própria necessidade da disciplina que eles estão tendo agora no segundo período, ministrada por mim, que é o laboratório de comunicação. Nela, a gente trabalha a parte de construção de notícia, fala sobre notícia, portais de notícia, e para trazer esse alinhamento entre a teoria e a prática, eu organizei a visita junto com a direção da rádio”, explicou o docente.
Na ocasião, os estudantes conheceram tanto o Portal RIOS DE NOTÍCIAS quanto a Rádio Rios FM 95,7 e o Jornal impresso, junto dos profissionais que compõem os respectivos setores, e puderam acompanhar os bastidores de outras atividades, como a dos setores comerciais. “A ideia é realmente trazer esse plus, né? Mostrar como funciona a produção, os programas, o fluxo de trabalho e juntar o que vemos em sala de aula com o dia a dia dos profissionais de comunicação”, falou o professor.
Para a diretora-geral da Rádio Rios FM 95,7, Kellen Lopes, foi uma satisfação receber a visita técnica dos acadêmicos. De acordo com ela, a ocasião é importantíssima e o local está de portas abertas para contribuir com a formação dos futuros profissionais.
“Essa troca é de extrema importância, tanto para os alunos quanto para os nossos colaboradores. A oportunidade permite que eles compreendam melhor a rotina do mercado, seus desafios e dinâmicas envolvidas na comunicação em tempo real”, relatou.
A diretora ressaltou que o local está à disposição para os acadêmicos. “Estamos sempre de portas abertas para futuras visitas, e esperamos continuar contribuindo para a formação de futuros comunicadores”, disse.
Conforme os alunos, a visita foi uma experiência inovadora. João Lucas Lemos, de 18 anos, ressaltou que pôde ter a experiência prática do conteúdo universitário.
“Alguns conteúdos vistos em sala de aula puderam ser acompanhados ao vivo, principalmente na parte do jornalismo. Isso tem uma grande influência profissionalmente, porque é possível observar a perspectiva que não temos de quem atua na área, achando que um trabalho complexo é fácil, por exemplo”, disse.
Segundo Maria Eduarda Souza, da mesma idade, a visita esclareceu dúvidas sobre o ambiente de Rádio, e também serviu para confirmar a sua futura área de atuação: Relações Públicas. “Eu adorei realmente a visita, porque eu nunca tinha pensado na rádio dessa forma. A área é deslumbrante, muito mais além do que eu pensava. Pude ver profissionais capacitados, muitos jornalistas, mas eu continuo com o meu pensamento de RP, justamente porque eu gosto da parte de gestão mesmo, assessoria principalmente”, explicou a aluna.