Roger Matos – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Tradicional força do futebol amador, o Unidos do Alvorada fez história e conquistou pela primeira vez o Campeonato Amazonense profissional da modalidade. Na tarde desta terça-feira, 15/8, o time da zona Centro-Oeste empatou sem gols com o São Raimundo, no tempo normal, e venceu por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis e conquistou o inédito título da Série B do Barezão. Os finalistas disputarão a elite estadual em 2024.
O São Raimundo produziu a primeira chance de abrir o placar da partida, quando Leo Salgado avançou com a bola dominada até chegar à área, onde o goleiro Douglas evitou o gol. O Alvorada respondeu quatro minutos depois, com chute de longa distância, Elyvelton deu trabalho a Bruno Saul. O Tufão da Colina teve mais posse de bola, criou, mas placar permaneceu em branco.
Na volta do intervalo, novamente o São Raimundo teve a chance de marcar. Douglas deu rebote de cruzamento a Leo Salgado, que arrematou para o goleiro defender. A bola voltou para Fabrício finalizar e, novamente, o goleiro alvoradense evitou o pior. O Alvorada equilibrou a partida que terminou sem gols.
Pênaltis
Antony balançou as redes na primeira cobrança de pênalti pelo São Raimundo. A seguir, Elyvelton empatou para o Unidos do Alvorada. Thiago Amazonense, pelo Tufão e Guigui, pelo Alvorada, também converteram as cobranças.
Na terceira batida, Yuri parou nas mãos de Douglas e Dieguinho converteu para colocar o Alvorada na frente. Keven e Júnior Souza marcaram para o Tufão, Juan e Luquinha fecharam a série em 5 a 4 para o Alvorada fazer história, com o inédito título de Campeão Amazonense da Série B em 2023.
Unidos do Alvorada e São Raimundo garantiram o acesso e disputarão a elite do Campeonato Amazonense em 2024.