Redação Rios
MANAUS (AM) – A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, reuniu-se, nesta quarta-feira, 24/4, com a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Recebeu do vice-presidente da entidade, Daniel Gomes, a sinalização positiva para o atendimento à principal demanda apresentada: incluir o Hospital Universitário Getúlio Vargas (Hugv) no Plano Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).
Isso representa mais recursos federais, por meio do Ministério da Saúde, o que, somado ao aporte do Governo do Estado, permitirão aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes da rede de saúde.
Leia também: Produtos do ‘Leite do Meu Filho’ podem ser retirados a partir desta quarta, 24
“A articulação com a EBSERH foi importante para que esse encaminhamento ocorra a curto prazo e, assim, possamos ampliar o acesso da população às cirurgias, principalmente, ginecológicas, de hérnia e vesícula, que possuem grande demanda no Estado”, afirma a secretária.
A reunião ocorreu em Brasília, na sede da EBSERH, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela administração do HUGV, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O hospital realiza atendimentos de média e alta complexidades, recebendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na reunião, Nayara Maksoud também apresentou à entidade propostas para potencializar os serviços oferecidos pelo HUGV, de forma que o hospital possa atuar com a sua capacidade total. “Um dos encaminhamentos é a reformulação do contrato que existe hoje entre a EBSERH e o Governo do Amazonas, visando à potencialização da oferta de serviços do hospital”, enfatizou Nayara Maksoud.
*Com informações da assessoria