Redação Rios
MANAUS (AM) – Há um ano, o Amazonas Futebol Clube conquistava o primeiro título nacional de um clube amazonense na história. No dia 22 de outubro de 2023, a Onça-pintada venceu o Brusque (SC), em pleno estádio Augusto Bauer, e se tornou campeã da Série C do Campeonato Brasileiro, em seu primeiro ano na disputa da competição.
A conquista aurinegra, coroou não só a ascensão meteórica do clube que, àquela altura, tinha apenas quatro anos de fundação, como também a iminente evolução do futebol baré.
Leia também: Vini Jr marca tres vezes e Real Madrid busca virada sobre o Borussia na Liga dos Campeões
Caminho até a conquista inédita
Estreante na terceira divisão nacional, o Amazonas FC chegou ao quadrangular final da Série C após fechar a primeira fase na 3ª posição. Já na fase que definiria os classificados à Série B, a equipe amazonense não começou tão bem. Foram duas derrotas nos primeiros dois jogos e logo, Rafael Lacerda deu lugar a Luizinho Vieira no comando técnico aurinegro.
Com a mudança de treinador, a Onça-pintada virou a chave, venceu as quatro partidas seguintes, conquistou o acesso à segunda divisão e ainda garantiu vaga na final da Série C. Na grande decisão, o reencontro com o Brusque (SC), adversário na estreia da competição. Após um empate sem gols na Arena da Amazônia, o Amazonas FC buscou uma virada fora de casa, venceu os catarinenses por 2 a 1 e se tornou o primeiro clube amazonense campeão brasileiro na história.
O futuro é promissor
Responsável por levar o futebol amazonense de volta à Série B, após 18 anos, o Amazonas FC segue conquistando seu espaço no cenário nacional. Na atual temporada, a Onça-pintada já encaminhou sua permanência na segunda divisão e ainda nutre o sonho de conquistar mais um histórico acesso, desta vez, à elite do futebol brasileiro. Atualmente, a equipe amazonense ocupa a 11ª posição, com 45 pontos.
Em 2024, o Aurinegro bateu de frente com potências do futebol brasileiro, como Flamengo, adversário na Copa do Brasil, e Santos, clube sobre o qual o Amazonas FC conquistou sua primeira vitória na história da Série B. Diante da equipe paulista, a Onça-pintada também somou um ponto jogando fora de casa.
*Com informações da assessoria