Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O futebol amazonense pode ter um time na Série B do Campeonato Brasileiro depois de 17 anos. Após a vitória do Amazonas FC por 2 a 0 contra o Volta Redonda, no sábado, 23/9, no Rio de Janeiro, a equipe amazonense pode garantir o acesso para a segunda divisão nacional na partida contra o Paysandu.
Para isso, a Onça-Pintada – que agora é a segunda colocada no grupo com 6 pontos – precisa vencer o Papão, no Pará, e torcer para que o Volta Redonda não vença o Botafogo-PB, na Paraíba. A equipe paraense já está praticamente com o acesso garantido e mesmo que perca pode subir para a Série B.
As chances de uma vitória do Amazonas no Pará são difíceis mas possíveis. Os paraenses estão “entalados” após a confusão que aconteceu na partida realizada na Arena da Amazônia, no dia 9 de setembro, em que o Paysandu venceu por 1 a 0. Porém, o Amazonas evoluiu bastante após aquele jogo com a chegada do novo técnico Luizinho Vieira.
“A gente sabe que vai ser um jogo difícil, o estádio vai tá lotado e vai ter uma pressão deles. A gente vai ter que saber suportar isso e fazer o nosso jogo. Trabalhar durante a semana e avaliar bem o Paysandu. E quanto menos a gente errar mais chance a gente tem de fazer o gol”, destacou Gustavo Ermel autor de um dos gols do Amazonas.
O jogo
Com gols de Sassá e Gustavo Ermel, o Amazonas garantiu a vitória contra o Volta Redonda dominando grande parte do jogo e sem sofrer grandes perigos.
No primeiro tempo, a Onça-Pintada saiu na frente em pênalti cobrado por Sassá que chegou aos 16 gols na competição. Na segunda etapa, o atacante Gustavo Ermel aproveitou a chance que teve e marcou o segundo do Amazonas, decretando a vitória contra a equipe carioca.
O técnico Luizinho Vieira avaliou de forma positiva as mudanças que implementou no Amazonas após a sua chegada. “É um modelo de jogo que eu já venho desenvolvendo há algum tempo. O que eu prego é essa organização das funções, funcionou bem no momento mais importante do ano, no momento mais importante da competição”, ressaltou
Com o resultado, a Onça chegou a seis pontos e assumiu a vice-liderança do quadrangular. Na próxima rodada, o time comandado pelo técnico Luizinho Vieira vai a Belém para encarar o Paysandu, no domingo, às 16h30 (horário Manaus), no estádio Mangueirão, em um confronto que pode definir o acesso das duas equipes à Série B dependendo dos resultados da rodada.