Redação Rios
MANAUS (AM) – A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) iniciou na quarta-feira, 26/4, no Amazonas. A adoção do documento para o Estado cumpre o Decreto nº 10.977/2022, além da 1ª via ser emitida de forma gratuita. A ação é coordenada pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A novidade é que será adotado o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país, bem como validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
Na capital amazonense, as emissões podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC’s), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Mas antes, é necessário que se realize um agendamento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br.
A SSP-AM destaca que as pessoas que foram atendidas recentemente (em torno de 90 dias), mesmo que tenham solicitado o modelo antigo de identidade, receberão a CIN. Ou seja, quem foi atendido dentro deste prazo não precisará pedir novo agendamento, pois já receberá a nova Identidade.
“Estamos cumprindo determinação do Governador Wilson Lima para a modernização do nosso sistema. Com isso, o Amazonas está integrado à nova Carteira de Identidade Nacional. O que no passado levava entre 30 e 90 dias, com o novo sistema, em 10 dias o cidadão terá sua carteira em mãos”
General Carlos Mansur, secretário da SSP-AM
Um dos primeiros a ser atendido na capital foi o auxiliar de manutenção Cirnani Matos, que chegou antes das 8h no PAC do bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Ele destacou a rapidez no atendimento.
“A modernização da carteira de identidade é uma experiência nova e única. Sem falar na vantagem que a carteira irá apresentar muitos dados pessoais em um único documento. Em relação ao tempo de atendimento, antes demorava a metade do dia para retirar uma carteira, hoje, fui atendido em menos de 30 minutos”, disse.
Como funciona?
Somente serão emitidas as novas identidades para quem estiver com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação.
A atualização das informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal.
O diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM), perito Mahatma Porto, enfatizou que com a unificação dos dados em um único documento, o Estado contará com uma base de dados para confrontos, inibindo falsidade ideológica.
“A carteira vai receber um número único no Brasil inteiro, que é o do CPF. Uma das coisas mais importantes é a certeza de que ela é ela mesma. Vamos ter uma base de dados grande para confronto e comprovação da real identidade daquela pessoa e com muito mais segurança para o cidadão e a sociedade como um todo”, enfatizou.
O modelo do antigo RG não perdeu a validade. Segundo o Governo Federal, os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.
*Com informações da assessoria