Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Amazonas já registrou 163 notificações de Mpox, sendo 63 casos confirmados, 97 descartados e 3 ainda em investigação, de acordo com os dados atualizados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulgados nesta quarta-feira, 11/12.
Até o momento, não há óbitos relacionados à doença no estado.
As atualizações são publicadas semanalmente, às quartas-feiras, e podem ser consultadas no site oficial da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).
Medidas de prevenção
A Mpox pode ser evitada por meio de cuidados específicos e ações preventivas no dia a dia. Confira as orientações para reduzir os riscos de contaminação:
- Evite contato direto com lesões de pele, crostas ou fluidos corporais de pessoas infectadas;
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel, especialmente após tocar superfícies compartilhadas;
- Pratique sexo seguro, utilizando preservativo, e observe sinais suspeitos em si mesmo ou no parceiro(a);
- Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitando a disseminação de partículas virais;
- Use máscaras de proteção respiratória em ambientes fechados e pouco ventilados;
- Mantenha rigorosa higiene pessoal e a limpeza de objetos de uso individual.
A FVS-RCP alerta que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos, como febre, lesões na pele ou cansaço extremo, deve procurar atendimento médico imediatamente. Além disso, é essencial seguir as orientações de isolamento para evitar a transmissão do vírus.