Roger Matos – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Campeonato Amazonense de Futebol tem um novo e inédito campeão. O Amazonas venceu o Manauara por 1 a 0 neste domingo, 23/4, no estádio Carlos Zamith, e levantou a taça do estadual pela primeira vez. Luan Santos marcou o gol da vitória na segunda etapa.
Com apenas três anos de fundação, o Amazonas ergue pela primeira vez a taça de Campeão Amazonense. O clube conquistou a Série B no ano de estreia (2019) e fatura a edição 2023 do estadual.
O Jogo
O Manauara foi o primeiro a chegar com perigo. Paulinho ergueu bola na área para Marcelinho que mandou por cima do gol de Volpi. O Amazonas respondeu no minuto seguinte, quando Miliano cobrou falta na área e Alison cabeceou para o fundo do gol. O assistente Wendell Saraiva assinalou impedimento que, após checagem do VAR, foi confirmado pela árbitra Edina Alves.
O Manauara só voltou a ameaçar o Amazonas aos 38 minutos, com chutes à distância de Luiz Renan e Ícaro, em sequência.
No segundo tempo, o Robô voltou disposto a obter o resultado e assustou aos 16 minutos. Marcelinho cobrou lateral na área e Gabriel Morbeck ajeitou para Iury Tanque arriscar de bicicleta. A bola explodiu no travessão e saiu. Pouco tempo depois, aos 19, Dal Pian finalizou rebote com perigo para fora.
O Amazonas reequilibrou a partida e, aos 25 minutos, abriu o placar. Ruan cruzou rasteiro para Luan Santos estufar as redes de Deijair. O Manauara tentava responder, mas esbarrava na forte defesa da Onça-Pintada. Nos minutos finais, Dal Pian cobrou falta e Volpi fez grande defesa e assegurou a vitória.
O clube se prepara agora para o Campeonato Brasileiro Série C com estreia marcada para o dia 3 de maio contra o Brusque fora de casa.