Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Imagina poder estudar em uma das melhores escolas de cinema do mundo? O jovem amazonense Nathã Lucas, de 23 anos, está a apenas um passo de realizar seu maior sonho desde criança: estudar cinema na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV).
Natural de Manaus, o videomaker e designer gráfico foi contemplado neste ano com a oportunidade de estudar na EICTV, localizada na cidade de San Antonio de los Baños, em Cuba. No entanto, ele precisa do apoio daqueles que podem contribuir com a realização desse sonho.
“Apesar da bolsa contemplar 70% do custo de cada estudante, o que inclui nossa moradia e alimentação, 30% ainda será pago pelo aluno. Isso sairia no valor de 6.000 Euros por ano, ou seja, 3.000 Euros por semestre, fora os custos com passagens, visto, e todo tipo de gastos envolvendo o intercâmbio para viver em outro país por três anos”, detalhou Nathã Lucas, em um post nas redes sociais.
Leia mais: Maior evento de música eletrônica periférica no Norte do Brasil será realizado em Manaus
Os filmes produzidos pelos alunos da EICTV têm prestigio internacional e frequentemente competem em festivais consagrados ao redor do mundo. Em 1993, a escola recebeu o Prêmio Rossellini no Festival de Cannes, em reconhecimento à sua significativa contribuição para o cinema mundial.
“Junto com a comunidade brasileira da EICTV, estamos coletivamente buscando modos de adquirir os recursos financeiros necessários para contemplar todos os alunos através de vaquinhas, inscrições de editais e movimentação popular. Mas considerando o início das aulas em 2 de setembro de 2024, mesmo com a possibilidade de bolsas no futuro, estamos contra o relógio.”
Explicou o amazonense.
A meta da vaquinha organizada por Nathã Lucas é arrecadar R$ 5,6 mil. Até o momento, R$ 205 já foram doados. Para ajudar, basta acessar a plataforma “Benfeitoria”, ou então pela Chave-Pix: dd03cc55-eb63-44d9-8db7-6cd6e047415a, em nome de Nathã Lucas Cavalcante.
“Cerca de 13 brasileiros da “Geração 31” foram selecionados e estão trabalhando em sintonia e comunidade para conquistar algo que não significa só uma conquista pessoal, mas uma representatividade coletiva do nosso país na indústria cinematográfica internacional. Qualquer ajuda é bem-vinda!”, completou.