Redação Rios
CUIABÁ (MT) – Pedro Henrique Nunes obteve 85,11m no lançamento do dardo nesse domingo, 12/5, e quebrou os recordes brasileiro, sul-americano durante o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. A prata foi do português Leandro Ramos (83,09m), enquanto Luiz Maurício Dias da Silva (BRA) completou o pódio (82,02m).
O torneio durou de 10 a 12 de maio e foi realizado no Centro de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá.
“Eu vinha fazendo treinos muito bons e queria tirar esse peso das costas. Os treinos visam a principal competição do ano, que são os Jogos Olímpicos, mas claro que para isso eu tinha de ir bem no Ibero-Americano e nos dois GPs do Brasil que virão na sequência”, disse Pedro para o site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Nascido em Parintins, no Amazonas, Pedro superou a melhor marca do Brasil, que era dele mesmo, ao fazer 83,89m em maio de 2023; a do continente, que durava mais de duas décadas, pertencente ao paraguaio Edgar Baummann, de 84,70m; e da competição, que era de Guillermo Martínez, de Cuba, com 81,64m.
Próximo a completar 25 anos de idade (18 de junho), o amazonense foi prata nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, ao lançar 78,45m. Em Cuiabá, ele ficou próximo ao índice Olímpico para Paris 2024, que é de 85,50m. “O índice ainda vai sair”, acrescentou Pedro.
*Com informações da assessoria