Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Reafirmar a identidade cultural e linguística da nossa terra. Essa é a missão do perfil “@amazones.oficial“, que divulga a cultura do Amazonas e da Região Norte por meio das redes sociais. A página já conta com mais de 44 mil seguidores no Instagram.
Leia mais: Amazonense homenageia ‘sinhazinha da fazenda’ no Miss Mundo
Comandado pelo publicitário Felipe Dinely e por seu cunhado, conhecido como “Pajé Madson”, o perfil começou em 2021 como um dicionário de gírias e bordões amazônicos com conteúdos humorísticos, voltados para a cultura amazonense.
“Como parintinense, eu vi a necessidade de criar um perfil desta maneira, por que eu já tinha visto alguns semelhantes, mas de fora. Aí eu pensei, por que eu não posso criar um desse? Como o humor é universal, eu acreditei que assim eu podia alcançar muito mais pessoas, e aí comecei a fazer o Dicionário Amazonense e sempre viralizava”, explicou o publicitário Felipe Dinely, durante a participação dele e do cunhado, conhecido como “Pajé Madson”, ao programa “Amazone-se”, da Rádio RIOS FM 95,7″. Ambos comentaram sobre como avaliam a repercussão do seu conteúdo regional nas redes sociais.
No mês de junho de 2022, o perfil criou o “Especial Parintins“, onde se consolidou como página oficial da repercussão das “tretas” bovinas, trazendo com muito bom humor, a rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido para a página. “Como ele é um perfil cultural, quando chegou próximo ao Festival de Parintins, pensei que não podia deixar ‘passar batido’ e aí começamos a criar conteúdos sobre essa rivalidade, com memes”, disse Felipe.
Pajé Madson contou que já tinha a intensão de gravar vídeos com seu cunhado sobre a temática, já que ele torce pelo Caprichoso e Felipe pelo Garantido. Porém, disse que tinham vergonha. Contudo, o primeiro vídeo que gravaram já repercutiu bem, e assim começaram a produzir conteúdos juntos. “E foi gravado sem intenção alguma de atingir o que atingiu”, frisou.
“Agora você imagina? Dois ‘curuminzão’ amazonense fazendo vídeos que bate 1 milhão de visualizações. E eu não sabia como analisar isso. Eu fui ter noção que estávamos conhecidos quando chegamos em Parintins. No porto mesmo, era o povo acenando nos carros, depois pedindo para tirar fotos, gravar vídeos para amigos, e só queriam se estivesse caracterizado de pajé. Então tive que colocar o cocar e a maquiagem”, lembrou Pajé Madson
Felipe Dinely ressalta que o retorno do público é muito importante para avaliar se a página está no caminho certo, sempre se atualizando, se divertindo e verificar que o “Amazonês” tem muito a contribuir com a cultura Amazonense.
Os dois também estão produzindo conteúdos sobre a participação da cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil 24.