Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O projeto Amigos do Maykom (ADM) disponibiliza para atletas do conjunto Amazonino Mendes, bairro Novo Aleixo, na zona Norte de Manaus, a possibilidade de treinar futsal, além da organização e participação em campeonatos.
O projeto conta com 70 crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam nas categorias sub-10, sub-15, sub-18 , sub-20 e principal. A expectativa é que em breve, o público feminino também poderá participar do ADM.
Leia mais: Amazonas x Manaus: Final do Barezão 2024 será no próximo domingo, no Sesi
Rivaldo Santos, responsável pelo projeto, explica que o ADM surgiu em 2021, após o adolescente Maykom Douglas Barros Dias, de apenas 15 anos, ser assassinado a tiros durante uma tentativa de assalto em uma parada de ônibus, em janeiro de 2020.
“Depois que esse jovem, que era tão conhecido no nosso bairro foi assassinado, nós iniciamos um projeto para manter a memória dele viva. Ele que era um atleta de futsal da nossa comunidade e que já era referência para muitos jovens ali”
Rivaldo Santos, responsável pelo projeto ADM
Segundo Rivaldo, o projeto funciona sem aporte financeiro governamental, contando apenas com o apoio de patrocinadores do próprio bairro. Ele ressalta que o ADM se tornou conhecido na cidade devido às equipes que disputam campeonatos amadores.
“O projeto ADM foi campeão da Copa Cidade de Manaus 2023, da Copa Cecab 2023, da taça Elias Santana 2022 e da copa Cecab2024 sub-20. Nós estamos disputando a taça Elias 2024 e Copa Cidade de Manaus 2024 e nos preparando para o Campeonato Amazonense Série Ouro”, comentou.
Craques
O projeto ADM revela diversos craques do futsal amazonense. Um dos destaques é o atleta João Henrique, atual campeão da Copa Cecap e da Copa Cidade de Manaus, com apenas 17 anos. Além de outros atletas já adultos, como Túlio, Jack, Pogba, Anderson, Fufu, Rodrigo. Todos revelações de campeonatos que o projeto participou.
“Nós estamos com uma grande revelação. Um garoto, o John, que é um dos atletas da categoria principal, com apenas 10 anos de idade. Ele vem se destacando e já está de saída do projetos projetos que participa e está indo para a base do Amazonas FC”, completou Rivaldo Santos.