Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Páscoa é sinônimo do amor de Cristo, compaixão e solidariedade e, no sábado, 30/3, o grupo de Amigos do Gabriel Mota – um professor da rede pública de ensino – levou alegria para moradores dos bairros Aparecida e Colônia Terra Nova, nas zonas Sul e Norte de Manaus.
Nos locais os amigos doaram caixas de bombons de chocolate e distribuíram lanches para as crianças. Em conversa com o portal RIOS DE NOTÍCIAS, Gabriel Mota, idealizador da ação disse que neste ano as doações ultrapassaram as do ano passado.
Em 2023, o grupo conseguiu arrecadar 140 caixas de chocolate e atender 140 crianças do bairro. Já neste ano, o sucesso foi tanto que superou a quantidade de caixas de chocolate doadas que atenderam até 500 crianças, entre ovos, caixas e barras de chocolates. O dobro de doações acabou por expandir a páscoa solidária para os moradores dos bairros Terra Nova e Alfredo Nascimento
A ação pascal de sábado iniciou das 10h às 12h, no bairro Aparecida, e das 17 às 19h, no Terra Nova. A Páscoa para os moradores das áreas Sul e Norte de Manaus teve lazer com lanche, brincadeiras e a distribuição dos chocolates para a criançada, mas sem esquecer o motivo principal da celebração que é o ressureição de Cristo com reflexão sobre a data, disse Mota.
Páscoa Comunitária
Morador do bairro Aparecida desde a infância, o professor e alguns amigos procuram fazer a diferença não só na zona Sul, mas Norte da cidade também, com uma forma de combate à violência.
“A Páscoa Solidária começou, em 2023, por iniciativa minha junto com amigos. A ideia é mobilizar a comunidade de Aparecida. Nasci e cresci nesse bairro, sempre estive presente realizando ações sociais. Aqui, alguns dos espaços como a praça da Bandeira Branca sempre foi ponto de encontro da comunidade, porém por muito tempo se tornou um local violento. Esta ação ajuda na mobilização de todos para a Páscoa Comunitária”, contou Gabriel.
O grupo reuniu na praça, fez uma reflexão sobre o verdadeiro significado da Páscoa, que é lembrar o renascimento de Jesus dentro da perspectiva cristã, depois serviu o lanche, em seguida entregou os chocolates para a meninada.
“Isso foi muito legal. A meta é levar para outros bairros agora a gente precisa arrecadar mais. Em cada comunidade a gente conseguiu, além dos chocolates, colocar brinquedos para as crianças, fazer o café da manhã, contamos também com brincadeiras educativas sobre Páscoa, os pais se envolveram nas brincadeiras para receberem premiações de chocolate, fizemos um lanche com as crianças e os comunitários presentes”, explicou.
Para Gabriel Mota realizar ações positivas para o bairro onde nasceu, junto com seus amigo, e levar esse espírito de união e solidariedade para outras áreas periféricas de Manaus é gratificante.
“A gente consegue levar essa alegria da Páscoa para muitas crianças, que algumas vezes não tem nenhum chocolate Bis para compartilhar na Páscoa é uma forma de levar sorrisos, fazer reflexões sobre a Páscoa, ocupar espaços antes dominados pela violência e que agora voltam a ser ocupados pelas famílias, e principalmente, pelas crianças que precisam ter mais esse contato entre elas, algo que a geração atual vem perdendo devido a essa era digital, é uma forma de volta de trazer as brincadeiras de rua para as crianças”, concluiu.