Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após a derrota no primeiro turno, Coronel Menezes (PP), que foi candidato a vice na chapa de Roberto Cidade (União), anunciou apoio a Alberto Neto (PL) na disputa pela prefeitura de Manaus no segundo turno, através de um vídeo publicado nas redes sociais.
“A vontade do povo é soberana e a vida precisa seguir em frente. Hoje, venho aqui reafirmar que sou um defensor incansável da direita, e neste segundo turno, votarei no 22”, declarou Menezes.
Apesar das divergências passadas com Alberto Neto, Menezes destacou que a necessidade de uma gestão mais eficiente para Manaus fala mais alto. “O meu amor por Manaus, a cidade onde nasci, supera qualquer conflito. David Almeida tem feito uma gestão sem resultados, marcada por escândalos de corrupção e por negligenciar o nosso povo. A incompetência tomou conta da cidade”, afirmou o coronel.
O apoio de Menezes ocorre após o fracasso da chapa com Roberto Cidade, que contava com o maior tempo de TV, o maior número de partidos aliados, mais recursos, além do apoio do governador Wilson Lima (União). Mesmo com esses fatores, a campanha terminou em quarto lugar, com pouco mais de 17% dos votos no primeiro turno.
Coronel Menezes tomou uma decisão arriscada ao abandonar uma candidatura praticamente certa para vereador e aceitar o posto de vice na chapa de Roberto Cidade, rompendo a aliança com Alberto Neto, que conta com o apoio de Jair Bolsonaro (PL). Menezes, compadre de Bolsonaro, teve o apoio do ex-presidente em sua candidatura ao Senado em 2022, na qual perdeu para Omar Aziz (PSD) por uma diferença de apenas 46 mil votos, cerca de 2%.
Esse movimento afastou Menezes da direita e de Bolsonaro, que durante a campanha para prefeito gravou um vídeo em apoio a Alberto Neto, criticando o coronel indiretamente: “Diferente de outras pessoas que, quando interessa, estão do meu lado; quando não interessa, estão do outro lado”.
Atuação discreta
Durante a campanha, Menezes teve uma atuação discreta como vice, sendo pouco visto na mídia e fazendo raras declarações. Sua presença na propaganda de TV foi mínima, limitando-se a acompanhar Cidade em comícios e eventos de rua. Em diversas ocasiões, os dois sequer estavam juntos, com o coronel participando de bandeiraços em uma área da cidade enquanto Roberto estava em outra.
Sobrevivência política
O apoio de Menezes a Alberto Neto é visto nos bastidores como uma questão de sobrevivência política e uma tentativa de reaproximação com o público conservador bolsonarista. Para Menezes, seria inconcebível apoiar um candidato que não tivesse o aval de Bolsonaro, tornando seu movimento de adesão ao PL uma estratégia natural nesse cenário político.