Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após denúncia do Portal Rios de Notícias, que expôs pelo menos 21 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) paradas e sem manutenção em uma oficina, na zona Sul de Manaus, na manhã desta segunda-feira, 14/10, um novo flagrante registrou mais veículos sendo levados para o mesmo local.
De acordo com um denunciante, que preferiu não se identificar, ambulâncias com problemas mecânicos, que estavam estacionadas na Base Oeste do Samu, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, foram rebocadas para a oficina da empresa Servcar Diesel Ltda. “A ambulância aqui da base vai ser guinchada, veículos quebrados”, relatou.
De acordo com a apuração do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, os veículos permanecem meses estacionados no pátio da oficina Servcar sem receber manutenção, o que impede o atendimento à população de Manaus. Ainda segundo a denúncia, as ambulâncias frequentemente apresentam problemas devido à necessidade de manutenção periódica dos sistemas de ar-condicionado e dos motores.
Contratos
Apesar disso, na gestão de David Almeida (Avante), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Saúde, conforme o Portal da Transparência do Município, firmou quatro contratos com a empresa para “manutenção preventiva e corretiva com fornecimento de peças” dos veículos, somando quase R$ 9,5 milhões.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus, por meio de suas secretarias de Comunicação e de Saúde, para solicitar um posicionamento sobre as denúncias. No entanto, até a publicação das matérias, o portal não recebeu resposta.