Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Infelizmente, o futebol brasileiro está corroído por essas práticas mas a gente tem que bater firme”, declarou o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, ao portal RIOS DE NOTÍCIAS sobre esquemas de manipulação em resultados de partidas no esporte mais popular do mundo.
Após denúncia feita por Rozenha, nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária foram cumpridos em Boa Vista (RR), no domingo, 14/5, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco).
“Assim que acabou o Campeonato Amazonense, essa quadrilha levou o time inteiro do Iranduba para um clube de Roraima. A gente sabia que o mesmo esquema feito aqui ia se repetir em Roraima. Mantemos o Gaeco informado”
Ednailson Rozenha, presidente da FAF
Nas últimas semanas, esquemas de manipulação de resultados em partidas de futebol surgiram em diversos locais do país. “É uma quadrilha muito grande, envolve lavagem de dinheiro, participação de esquemas com criptomoedas, é uma parada muito alta que envolve gente a nível nacional”, alertou Rozenha.
Contexto
No jogo entre Iranduba e Amazonas, a CBF detectou indícios fortíssimos de fraude e manipulação de resultado, inclusive com relatório da Sportradar, especialista que coleta e analisa dados esportivos para casas de apostas, federações esportivas nacionais e internacionais.
“Com base nesse relatório sabíamos que devíamos ter uma decisão firme e enérgica, dessa forma a gente suspendeu o Iranduba por 2 anos e multou em 100 mil reais”, disse o presidente.
A FAF reiterou que não pararia na suspensão ao Iranduba que recorreu na justiça desportiva mas sem resultado positivo. As investigações continuaram e o grupo que atuou no Amazonas pelo clube amazonense estava agora fazendo as mesmas práticas em um clube de Roraima.
“Infelizmente eles usam clubes pequenos, o futebol periférico do Brasil pra poder fazer esse esquema que gera milhões”, ressaltou.
Pioneiro
De acordo com Rozenha, a FAF foi a primeira federação a denunciar os esquemas de manipulação encorajando outras federações, inclusive a CBF.
“O Gaeco está de parabéns, agiu ontem no domingo, mais desdobramentos terão e a federação está feliz porque nós tivemos a coragem de iniciar todo esse processo”, finalizou.