Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente reeleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter, anunciou como prioridade de seu novo mandato a ampliação da presença da Ordem para todos os 62 municípios do estado. Ele também destacou o compromisso de levar internet de qualidade aos advogados do interior por meio da tecnologia Starlink.
Jean Cleuter foi oficialmente reconduzido ao cargo de presidente ao lado da vice, Denize Aufiero, em cerimônia solene realizada na sede da entidade, localizada na Avenida Umberto Calderaro, zona Centro-Oeste de Manaus. A posse marcou o início de seu segundo triênio à frente da instituição (2025-2027).
Leia também: Veja como votaram os vereadores na eleição para a presidência da CMM
A cerimônia coincidiu com o evento de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores, realizado no Teatro Amazonas. Durante a ocasião, o presidente concedeu entrevista reafirmando o compromisso de expandir a presença da OAB-AM e implementar internet de qualidade para atender os advogados que atuam em regiões remotas.
“Pretendemos estar em todos os 62 municípios do interior do estado do Amazonas. Atualmente, estamos em 45 hoje. Além disso, pretendemos ampliar o conhecimento aos advogados com inteligência artificial, também com novos cursos e aumentar todos os equipamentos e a disponibilidade de salas que temos para os advogados”, declarou Jean.
Outro ponto central de sua gestão será garantir acesso à internet para os advogados em locais com infraestrutura limitada.
“A nossa pretensão é estar em todo o Amazonas, sabe como é difícil em razão da distância, mas vamos trabalhar para isso e onde não tiver internet nós vamos instalar Starlink”, afirmou o presidente.
De acordo com a OAB-AM, a instalação de internet via satélite é essencial para viabilizar audiências virtuais e o acesso a processos digitais, especialmente em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Desde 2020, a realização de audiências por videoconferência tem sido uma prática comum, mas a ausência de uma conexão estável tem dificultado o trabalho de advogados em áreas remotas.
Além disso, Jean Cleuter reforçou iniciativas voltadas à qualidade de vida, benefícios e melhores condições de trabalho para a advocacia em todo o estado.
“Na saúde, inauguramos a primeira academia da advocacia do Brasil, um salão de festas, um clube com campo de futebol. Vamos também ampliar os serviços da Caixa de Assistência, oferecendo descontos em exames para toda a advocacia, incluindo os colegas do interior”, acrescentou.