MANAUS (AM) – Após as fortes chuvas que atingiram Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) anunciou no último dia 20/3, a compra de radar meteorológico, avaliado entre R$ 40 e 50 milhões, para o monitoramento das condições climáticas na capital amazonense.
Segundo o gestor, as estações meteorológicas serão instaladas em pontos estratégicos da cidade devido aos problemas causados pelo alto volume de precipitações.
O valor de um radar meteorológico de banda S pode variar entre R$ 40 e 50 milhões (Divulgação)
No entanto, especialistas ouvidas pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS alertam que, sem investimentos em infraestrutura e planejamento urbano, a tecnologia não será suficiente para evitar novas tragédias.
Engenheira ambiental, Fabiana Rocha
“Trata-se de uma ação indispensável, mas, se feita de maneira isolada, não terá efetividade, pois a tecnologia sozinha não garante a prevenção. Um radar pode avisar que uma tempestade está a caminho, mas, se a área em risco continuar desprotegida e ocupada de forma precária, as tragédias continuarão acontecendo”, afirmou Fabiana Rocha, engenheira ambiental e doutora em Ciências de Florestas Tropicais.
Ela também destaca que a infraestrutura de drenagem precisa ser uma prioridade, já que atualmente, Manaus possui menos de 10% da drenagem profunda necessária para prevenir alagamentos.
“Outro ponto essencial é a ampliação e manutenção regular do sistema de drenagem urbana, por meio da limpeza de bueiros, canais e igarapés, além de ações educativas sobre o descarte correto de resíduos. Também é necessário investir na contenção de encostas e na engenharia de solo, especialmente em áreas classificadas como de alto risco”, acrescentou a especialista.
A presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Amazonas (AENAMBAM), Janeth Fernandes, reforça que eventos extremos, como chuvas acima da média e deslizamentos de terra, têm se tornado mais frequentes.
Janeth Fernandes
“A previsão e o monitoramento de eventos climáticos extremos são essenciais, mas os dados dos radares precisam ser analisados em tempo real por uma equipe qualificada, capaz de interpretar as informações e gerar alertas precisos”, destacou Janeth.
O radar meteorológico banda S, segundo a prefeitura, deve entrar em operação partir de julho. Onde Manaus contará com um serviço de alerta por SMS, implementado pela Anatel, para avisar a população que vive em áreas de risco:
“Com a aquisição desse radar, nós vamos trabalhar tecnologia e informação. Sabemos precisamente as áreas afetadas e vamos passar as informações via mensagem para os moradores”, afirmou David Almeida.
https://www.youtube.com/live/dY66dmYIMEs?si=rBIaxI23ioVj8IP7 Comece o dia bem informado com um noticiário dinâmico e atual. As jornalistas Rosaly Pinheiro e Samara Souza entregam...