Roger Matos – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O executivo de futebol do Nacional, Fernando Gaúcho, concedeu entrevista ao programa Esporte Rios, da Rádio RIOS FM 95,7, na terça-feira, 7/11. O dirigente projetou 2024 em detalhes iniciais, como a chegada do técnico João Carlos Ângelo e planejamento do elenco que disputará o Barezão.
Fernando Gaúcho afirma que 10 a 12 jogadores estão apalavrados com o Nacional. “Precisava escolher primeiro o meu comandante, para conhecer sua metodologia de trabalho. Traremos atletas que estão de acordo com o nosso equilíbrio financeiro e começaremos a anunciá-los”, disse o executivo de futebol. O primeiro jogador confirmado no elenco é Cássio, 28 anos, lateral-esquerdo com passagens pelos paraenses Castanhal e Tuna Luso em 2023.
Novo técnico
Anunciado pelo Nacional na segunda-feira, 6, o técnico João Carlos Ângelo tem 57 anos e estava livre no mercado após duas temporadas no Bahia de Feira (BA). O time baiano foi algoz do Leão da Vila nas oitavas de final da Série D, quando impôs 4 a 3 na soma de placares e eliminou o time amazonense.
“Tivemos uma certa cautela para buscar um treinador que se adequasse ao nosso perfil. Trabalhamos sobre alguns pilares e João Carlos nos trouxe essa confiança. Fez trabalhos significativos, especialmente no Bahia de Feira, onde esteve por um ano e meio. Conseguiu se adequar tanto à parte financeira quanto à nossa metodologia de gestão”, pontuou Gaúcho.
Leia também: Amazonas deve ser o primeiro time do Norte do Brasil a fazer parte da Liga Forte Futebol
O Nacional inicia a pré-temporada no dia 4 de dezembro, no CT Barbosa Filho.
Avaliação da temporada
Semifinalista do Barezão e eliminado nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, o Nacional teve um ano proveitoso para o processo de resgate da credibilidade, segundo Gaúcho. “Foi um ano muito significativo, o torcedor esteve confiante no acesso e voltou a lotar as arquibancadas. Para o estadual (de 2024), o planejamento continua e esperamos errar o mínimo possível”, disse o dirigente.
Pendências
Questionado sobre o grupo de jogadores que cobram valores do clube referentes à temporada recém concluída, Fernando Gaúcho acredita que faltou compreensão aos atletas quanto à programação do clube para os pagamentos.
“O presidente pagou antecipadamente todos os meses desses atletas. Com o final da competição (Série D), foi feito uma programação de pagamentos e 90% dos atletas receberam os acertos e ficou alguns deles com algumas questões trabalhistas. Criou-se um mal estar e não poderia chegar a esse alarde. O presidente irá pagar, não vai deixar nenhuma pendência”, afirmou o dirigente, destacando que isso não interfere no planejamento para 2024.